Britânicos veem a IA mais como um risco para a economia do que como oportunidade
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

A adoção de ferramentas de inteligência artificial (IA) nas mais diversas áreas profissionais levanta questionamentos sobre até que ponto o desenvolvimento pode colocar em risco a economia. E essa parece ser também uma preocupação dos britânicos.
- Reino Unido leva IA para serviço público e hospital vai usar para acelerar altas
- Primeiro tratado internacional sobre IA é assinado por EUA, Reino Unido e UE
- Médicos criam estetoscópio com IA que detecta problema cardíaco em 15 segundos
Uma pesquisa conduzida pelo Tony Blair Institute for Global Change (TBI) em parceria com o Ipsos aponta que 39% dos adultos do Reino Unido veem a IA como um risco para a economia, enquanto 20% a consideram uma oportunidade.
O levantamento indica ainda que 59% dos britânicos enxergam a IA como um risco para a segurança nacional, o que revela preocupações adicionais de confiança entre os cidadãos.
As instituições destacam que o relatório tem como principal objetivo examinar as percepções do público em relação à adoção da IA no Reino Unido. Para isso, foram entrevistados 3.727 britânicos entre maio e junho de 2025.
Falta de confiança na IA
Em um capítulo intitulado “O que está limitando o uso público da IA?”, a pesquisa apontou que a principal barreira é a falta de confiança nos sistemas de inteligência artificial — fator citado por 39% dos entrevistados.
“Isso demonstra uma limitação inerente aos sistemas de IA generativa. Ao gerar texto, eles não produzem necessariamente afirmações verdadeiras, mas sim respostas que parecem plausíveis. O risco de alucinações torna a IA generativa inadequada para alguns casos de uso em ambientes de alto impacto, como assistência médica e análise jurídica, limitando a adoção dessas ferramentas”, ressalta o artigo.
Outras barreiras mencionadas incluem preocupação com privacidade e segurança de dados (32%), falta de interesse em usar ferramentas de IA (31%) e preocupações éticas (28%).
Relação entre falta de confiança e percepção de risco
Os pesquisadores observaram que aqueles que citaram a falta de confiança em conteúdos de IA como barreira de adoção no dia a dia têm 13% menos probabilidade de ver essa tecnologia como uma oportunidade para a sociedade.
“Notavelmente, a confiança no conteúdo de IA é uma preocupação significativa mesmo entre aqueles que utilizam IA pelo menos uma vez por semana. Isso sugere que pesquisas sobre a veracidade das respostas da IA são importantes não apenas para aprimorar casos específicos de uso, mas também para moldar as atitudes do público em relação à tecnologia em geral”, destaca o relatório.
Os especialistas acrescentam que a confiança na IA pode ser fortalecida por meio de ações do governo britânico que levem em conta as preocupações do público em relação aos sistemas computacionais.
Políticas que orientem o design e o uso de sistemas de IA seguros, além de um plano de comunicação estratégica junto à sociedade, são algumas das alternativas propostas.
“A confiança na IA é inseparável da confiança nas instituições que a regulam. As atitudes públicas em relação à tecnologia refletem preocupações mais amplas com responsabilidade, justiça econômica e inclusão social”, concluem os autores.
Leia mais:
- Brasil é terceiro país que mais usa o Claude — saiba o que o brasileiro pergunta
- Spotify atualiza regras e proíbe que terceiros treinem IA com dados do streaming
- Por que a IA usa tanta energia? Há duas partes focais: treinamento e inferência
VÍDEO | 3 USOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DIA A DIA
Fonte: TBI