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Britânicos veem a IA mais como um risco para a economia do que como oportunidade

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

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Freepik/DC Studio
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A adoção de ferramentas de inteligência artificial (IA) nas mais diversas áreas profissionais levanta questionamentos sobre até que ponto o desenvolvimento pode colocar em risco a economia. E essa parece ser também uma preocupação dos britânicos.

Uma pesquisa conduzida pelo Tony Blair Institute for Global Change (TBI) em parceria com o Ipsos aponta que 39% dos adultos do Reino Unido veem a IA como um risco para a economia, enquanto 20% a consideram uma oportunidade.

O levantamento indica ainda que 59% dos britânicos enxergam a IA como um risco para a segurança nacional, o que revela preocupações adicionais de confiança entre os cidadãos.

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As instituições destacam que o relatório tem como principal objetivo examinar as percepções do público em relação à adoção da IA no Reino Unido. Para isso, foram entrevistados 3.727 britânicos entre maio e junho de 2025.

Falta de confiança na IA

Em um capítulo intitulado “O que está limitando o uso público da IA?”, a pesquisa apontou que a principal barreira é a falta de confiança nos sistemas de inteligência artificial — fator citado por 39% dos entrevistados.

“Isso demonstra uma limitação inerente aos sistemas de IA generativa. Ao gerar texto, eles não produzem necessariamente afirmações verdadeiras, mas sim respostas que parecem plausíveis. O risco de alucinações torna a IA generativa inadequada para alguns casos de uso em ambientes de alto impacto, como assistência médica e análise jurídica, limitando a adoção dessas ferramentas”, ressalta o artigo.

Outras barreiras mencionadas incluem preocupação com privacidade e segurança de dados (32%), falta de interesse em usar ferramentas de IA (31%) e preocupações éticas (28%).

Relação entre falta de confiança e percepção de risco

Os pesquisadores observaram que aqueles que citaram a falta de confiança em conteúdos de IA como barreira de adoção no dia a dia têm 13% menos probabilidade de ver essa tecnologia como uma oportunidade para a sociedade.

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“Notavelmente, a confiança no conteúdo de IA é uma preocupação significativa mesmo entre aqueles que utilizam IA pelo menos uma vez por semana. Isso sugere que pesquisas sobre a veracidade das respostas da IA são importantes não apenas para aprimorar casos específicos de uso, mas também para moldar as atitudes do público em relação à tecnologia em geral”, destaca o relatório.

Os especialistas acrescentam que a confiança na IA pode ser fortalecida por meio de ações do governo britânico que levem em conta as preocupações do público em relação aos sistemas computacionais.

Políticas que orientem o design e o uso de sistemas de IA seguros, além de um plano de comunicação estratégica junto à sociedade, são algumas das alternativas propostas.

“A confiança na IA é inseparável da confiança nas instituições que a regulam. As atitudes públicas em relação à tecnologia refletem preocupações mais amplas com responsabilidade, justiça econômica e inclusão social”, concluem os autores.

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Fonte: TBI