Publicidade

Arthropic lança versão Beta do 'modo voz' para Claude; saiba como funciona

Por  | 

Compartilhe:
Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech

A Anthropic iniciou a implementação do "modo voz" para o aplicativo de sua inteligência artificial (IA), Claude. A novidade permite interação ao vivo com a IA e, por hora, ainda está em versão beta para alguns usuários. Mas segundo publicação da empresa no X, o recurso chegará nas próximas semanas em inglês. 

O modo voz do Claude possibilita conversas ao vivo, ainda em inglês, enquanto o chatbot faz um resumo do bate-papo. Durante a interção, os usuários podem tirar dúvidas sobre documentos e imagens, e escolher entre cinco opções de voz distintas. 

O novo recurso é alimentado pelo modelo Claude Sonnet 4. Segundo relato de um usuário no X que recebeu o teste beta, o modo voz permite selecionar uma tom e voz mais calmo, ou um mais autoritário para interagir com o chatbot, assim como é possível escolher o ritmo da conversa. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na demonstração publicada pela Arthropic, a interação com o modo voz funciona como um agente pessoal em que a IA consegue interagir com outras funções do dispositivo e mapear tarefas e e-mails gravados na Agenda e Gmail, por exemplo. 

A novidade da Arthropic segue os lançamentos de modos de voz de outras IAs como xAI, ChatGPT e Gemini Live do Google

Modo voz do Claude ainda tem limites

O recurso de voz do Claude ainda tem limite de 20 a 30 conversas para usuários gratuitos do chatbot. Outra limitação é a conexão com recursos do Google Worskpace que permite o acesso da IA aos eventos, tarefas e e-mails que só é permitida a assinantes do Claude Enterprise. 

Leia mais:

VÍDEO: DeepSeek RESUMIDO (entenda por que ele causou tanto impacto no início de 2025 nas empresas TECH)

Continua após a publicidade