Publicidade

Apresentador de TV cria IA de esposa falecida: "não dá para notar a diferença"

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
Reprodução/Instagram @suzannesomers
Reprodução/Instagram @suzannesomers

A atriz e autora Suzanne Somers faleceu em 2023, aos 76 anos, em decorrência de um câncer de mama. No entanto, seu ex-companheiro, o apresentador de TV Alan Hamel, pretende manter viva a memória da artista. Uma das iniciativas dele foi criar um clone de inteligência artificial (IA) de Somers — e ele afirma que “não dá para notar a diferença”.

Em entrevista à revista People, Hamel contou que ficou impressionado com as primeiras interações com o clone digital da mulher que esteve ao seu lado por 55 anos.

“Quando você olha para a versão finalizada ao lado da Suzanne real, não dá para notar a diferença. É incrível. E, quer dizer, eu trabalho com a Suzanne há 55 anos, então sei como é o rosto dela. Quando olho para as duas lado a lado, realmente não consigo distinguir qual é a real e qual é a IA”, destacou o apresentador, de 89 anos.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em março desde ano, a empresa de robótica humanoide Realbotix chegou a compartilhar uma imagem de Alan interagindo com o que seria um robô de Suzanne, durante uma conferência global. No entanto, o dispositivo pouco se parece com a mulher real.

Como surgiu a ideia do clone de IA

Hamel disse que o tema da IA era frequente em suas conversas com Somers desde a década de 1980, quando o inventor e futurista Ray Kurzweil — referência mundial em tecnologia — começou a discutir o assunto.

“Somos amigos de Ray Kurzweil. Bill Gates descreveu Ray como o homem mais inteligente do planeta, e ele é. Ele se tornou nosso amigo há uns 30 anos, e conversamos sobre isso. Sabíamos que isso aconteceria. Levou décadas, mas ele sabia que ia acontecer e compartilhou essa informação conosco”, explicou Hamel.

Segundo o apresentador, foi a própria Suzanne quem sugeriu criar um clone de IA para manter contato com seus fãs, especialmente em tópicos relacionados à saúde.

Hamel revelou ainda que a família adorou a ideia, vendo nela uma oportunidade de homenagear Somers.

Treinamento da IA e integração ao site

Continua após a publicidade

A IA de Somers foi treinada com os 27 livros publicados pela atriz e centenas de entrevistas concedidas e conduzidas ao longo da carreira, com o objetivo de reproduzir suas características de fala e estilo de resposta.

Hamel explicou que a IA será integrada ao site da marca de produtos de beleza criada por Suzanne (suzannesomers.com), permitindo que fãs e clientes interajam com o clone digital "24 horas por dia, sete dias por semana". Ele não deu detalhes sobre o uso do robô humanoide.

“Haverá pessoas que perguntarão a ela sobre seus problemas de saúde, e Suzanne poderá respondê-las. Não será exatamente a versão pessoal da Suzanne, mas as respostas serão baseadas nas entrevistas com médicos que ela realizou sobre o tema”, detalhou o apresentador.

Ele acrescentou que todas as entrevistas com profissionais de saúde usadas para treinar a IA tiveram o conteúdo revisado e aprovado pela Life Extension, empresa e instituto de pesquisa que promove o uso de suplementos, vitaminas e terapias voltadas à longevidade.

Continua após a publicidade

Leia mais: 

VÍDEO | TODO MUNDO ODEIA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Continua após a publicidade

Fonte: People