Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

70% dos trabalhadores usariam IA para facilitar a rotina, indica pesquisa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Maio de 2023 às 16h14

Link copiado!

Freepik
Freepik

Cerca de 70% dos trabalhadores delegaria tarefas para inteligências artificiais para aliviar a própria carga de trabalho, apontou uma pesquisa realizada pela Microsoft. Publicados nesta terça-feira (9), os dados da a Annual Work Trend Index mostram que a maioria dos funcionários se sente sobrecarregada com falta de tempo e energia para lidar com o ritmo da rotina.

A pesquisa entrevistou cerca de 31 mil trabalhadores em 31 países e confrontou as respostas com as estatísticas de produtividade obtidas nos softwares da suíte Microsoft 365 para identificar "como IA vai moldar o futuro do trabalho".

Continua após a publicidade

O levantamento concluiu que:

  • 64% dos trabalhadores sofrem pela falta de tempo e energia para concluir as próprias tarefas à medida que o ritmo de trabalho e circulação de informação acelera;
  • 68% dos entrevistados não conseguem ter tempo de concentração ininterrupta para focar em tarefas no horário de serviço;
  • 60% dos líderes consultados estão preocupados com a falta de inovação no seu ramo de trabalho.

Solução: inteligência artificial

Como alternativa para a falta de tempo e inovação dentro do ambiente de trabalho, empregadores suíços e gerentes estão interessados em empoderar funcionários com ferramentas alimentadas por IA ao invés de substituí-los. "Os gerentes suíços têm 1,5 vezes mais chances de dizer que querem aumentar a produtividade com IA em vez de reduzir o número de funcionários, e os funcionários sabem o que eles ganham com isso", pontua o relatório da Microsoft

Continua após a publicidade

E a ideia nem é tão fora da caixa para trabalhadores: 70% dos entrevistados afirmam que delegariam para uma inteligência artificial tanto trabalho quanto fosse possível a fim de ter uma carga de trabalho menor. Sendo a maioria deles predisposta não só compartilhar com máquinas as tarefas administrativas, mas também analíticas (79%) e criativas (73%) que compõem seus cargos. No Brasil, 88% usariam IA em obrigações analíticas e 82% em criativas.

"Dados mostram a clara necessidade de se separar a mensagem do barulho e fazer reuniões mais efetivas, criativas e orientadas à prática. E num mundo onde criatividade é a nova produtividade, o débito digital é mais do que nunca uma inconveniência, é uma ameaça à inovação", pontuou o vice-presidente corporativo da Microsoft, Jared Spataro, no vídeo de apresentação do estudo.

IA requer treinamento

Contudo, o uso de inteligência artificial não seria a troco de nada. Aproximadamente 82% dos empregadores entendem que precisam contratar funcionários preparados para a evolução de ferramentas com os modelos avançados.

Continua após a publicidade

Apesar de ser necessário, a intervenção humana ainda se fará necessária num mercado de trabalho cheio de inteligência artificial. As capacidades de análise, resiliência e inteligência emocional humana são consideradas essenciais pelos trabalhadores ouvidos pela MS.