Publicidade

Você poderá "treinar" a Alexa para adaptar a assistente às suas necessidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Setembro de 2021 às 18h10

Link copiado!

Amazon
Amazon
Tudo sobre Amazon

A Amazon quer entregar nas mãos do usuário a possibilidade de personalizar a inteligência artificial da Alexa para executar ações específicas, como identificar sons de campainha ou checar, via câmeras, se uma porta está fechada ou aberta. A ideia é que isso permita ao consumidor configurar o assistente virtual da companhia para ser realmente útil no cotidiano e não apenas um facilitador de tarefas, como é atualmente.

Segundo a fabricante, o nível de personalização será muito mais profundo do que o atual e permitirá o ajuste a coisas como seu time favorito, o site de notícias que você lê todas as manhãs antes do trabalho ou suas preferências alimentares. A ideia é possibilitar, por exemplo, o reconhecimento do latido do seu cachorro para avisar ao usuário se ocorrer de forma insistente e excessiva, indicativo que alguém pode ter entrado no seu terreno.

Continua após a publicidade

A identificação de sons é algo que o algoritmo da Alexa já oferece — o chamado Alexa Guard — e traz algumas funções de fábrica, como o reconhecimento de vidro estilhaçado ou um alarme de incêndio a tocar. Esse serviço pode notificar a pessoa que está longe de casa para ligar para os bombeiros ou retornar para checar o que ocorreu, além de ser um aliado para pessoas com deficiência auditiva, que conseguem ser notificadas de alguma emergência.

Recursos de sons para o dia a dia

Mais do que a aplicabilidade em momentos cruciais, a nova Alexa poderia trazer otimização para tarefas rotineiras como o bipe do microondas, o alerta de uma geladeira com a porta aberta, a da porta da garagem abrindo por engano ou até o som da água correndo em excesso, o que poderia indicar um vazamento.

Conforme a Amazon, você precisaria apenas fornecer entre seis e dez exemplos de sons para que a assistente virtual saiba do que se trata o ruído. Pode ainda parecer muito, mas é uma baita evolução se comparado às milhares de amostras utilizadas anteriormente pela companhia para treinar o algoritmo e chegar ao resultado atual.

Continua após a publicidade

Após o treino, o usuário poderá definir notificações ou rotinas para execução sempre que o ruído for identificado. Ao identificar o som da porta se abrindo, o sistema pré-configurado poderia acender a luz, ligar o ar condicionado e colocar uma música para tocar, tudo de forma imediata e automatizada.

Aprendizado com o usuário

No mesmo sentido, porém voltado para imagens, a Alexa seria capaz de analisar um ambiente para ver se houve algum tipo de alteração. Se você tiver deixado uma porta fechada e for detectada que ela está aberta, um alerta é enviado para comunicar o usuário de que algo não está certo. Por enquanto, isso ainda é bastante limitado, mas há perspectivas de melhorias que poderiam identificar mais variações.

Continua após a publicidade

Em relação aspecto alimentar, será possível treinar a IA para conhecer melhor suas preferências ou necessidades alimentares. Você poderá dizer algo como "Alexa, aprenda minhas preferências" para ensiná-la didaticamente ou apenas ir lapidando o conhecimento com base nas suas escolhas. Ao pedir que ela liste restaurantes próximos, você poderia alertá-la que é vegetariano e isso excluiria churrascarias ou locais que não ofereçam este tipo de refeição.

Já ao declarar qual é o seu time do coração, a Alexa poderia informá-lo sempre que houver alguma novidade sobre a equipe, resultados de jogos ou alertas de partidas com início próximo.

Execução no próprio dispositivo

Até agora, esse processo de identificação de sons e treinamento ocorrerá na nuvem, portanto exige conexão com a internet, mas o plano da empresa é possibilitar o processamento no próprio dispositivo, seja ele um Echo ou outro aparelho, sem a necessidade e enviar o áudio para servidores externos.

Continua após a publicidade

Habilidades relacionadas a softwares de terceiros também devem ser suportadas com o novo conjunto de aprimoramentos. Por enquanto, tudo estará limitado a serviços meteorológicos, mas novos ajustes devem trazer opções mais amplas e simples para facilitar a comunicação mesmo de que nunca conversou com um assistente virtual antes. Com isso, seria possível você fazer a Alexa (ou outro programa) entender que você deseja saber a previsão climática ao dizer "como é o tempo" ou "uso roupa de calor hoje?".

Os novos recursos foram apresentados no evento da Amazon realizado nesta terça-feira (28), na qual a companhia anunciou seus novos dispositivos Echo, novos hardwares e até um robô doméstico dotado de personalidade. Por enquanto, a detecção de sons personalizados está em fase de desenvolvimento e tem o lançamento previsto para 2022.

Fonte: TechCrunch