Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja a apresentação de um dos primeiros computadores pessoais da história

Por| 27 de Setembro de 2018 às 07h47

Link copiado!

(Foto: Michael Hicks / WikiCommons)
(Foto: Michael Hicks / WikiCommons)

Antes de 1968, ninguém no planeta julgava possível unir, em uma mesma frase, as palavras “computação” e “pessoal”: naquela época, computadores eram sinônimos de grandes aparelhos que tomavam um espaço enorme em escritórios corporativos de multinacionais e agências do governo. Ter um daqueles em casa não era sequer um sonho — tratava-se de uma impossibilidade física.

Eis que veio Douglas Engelbart. Engenheiro, inventor, especialista no trabalho desenvolvido para a interação de humanos com computadores. Precursor do mouse. E da internet. E dos hipertextos que usamos para referenciar links de matérias antigas do Canaltech.

Em dezembro de 1968, Engelbart, então um pesquisador da Universidade de Stanford, mostrou ao mundo, pela primeira vez, um computador de uso pessoal. A apresentação em si não teve complicações: basicamente, o inventor editou uma lista de compras e passeou com o indicador do mouse na tela. E “só” isso ficou conhecido como “A Mãe de Todas as Demos”.

Continua após a publicidade

No contexto da época, as ações simples de Engelbart significariam uma mudança de paradigma na computação: se antes essas máquinas eram relegadas a agentes do governo, cuja operação dependia de terminais de acesso e cartões de ponto, com objetivos mais grandiosos como calcular trajetória de mísseis ou computar dados de pesquisas acadêmicas; após a introdução de Engelbart, os computadores foram cada vez mais miniaturizados, entrando pouco a pouco nas residências americanas (e do resto do mundo), provando que não havia a necessidade de ser um PhD em programação para executar comandos simples do dia a dia.

Veja abaixo a “Mãe de Todas as Demos” e nos conte o que você achou nos comentários:

Fonte: Fast Company