Publicidade

"Tattoo inteligente"? Google financia projeto de adesivo que controla gadgets

Por  | 

Compartilhe:
"Tattoo inteligente"? Google financia projeto de adesivo que controla gadgets
"Tattoo inteligente"? Google financia projeto de adesivo que controla gadgets
Tudo sobre Google

Por mais que a Google tenha lançado alguns “fiascos experimentais” ao longo dos últimos anos (como o Glass, que nunca chegou a ser um sucesso comercial), tudo indica que a companhia continua investindo pesado em tecnologias conceituais.

A mais recente prova disso é que a Gigante das Buscas acaba de confirmar que está financiando uma série de projetos um tanto pitorescos — incluindo uma espécie de “tatuagem inteligente” que age como um touchpad para controlar gadgets.

Projetado por pesquisadores da Universidade de Saarland e em desenvolvimento desde 2017, o invento, batizado de SkinMarks, é uma espécie de película adesiva recheada de sensores, que pode ser colada na mão do usuário. Dessa forma, torna-se possível enviar comandos para um receptor através de toques e gestos naturais ao ser humano, como dobrar um dedo ou movimentar suas articulações.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O investimento indica que a Google realmente quer incentivar o mercado a utilizar mais tecnologias vestíveis (ou que possam efetivamente se “mesclar” em nossa pele) — possivelmente como uma forma de recolher ainda mais dados dos usuários. Visto que publicidade direcionada é a principal fonte de renda da companhia, é natural que ela procure formas de expandir sua capacidade de conhecer as particularidades de cada internauta.

Essa teoria se torna ainda mais interessante quando lembramos que, em 2019, a marca adquiriu a fabricante de wearables fitness Fitbit, desembolsando o valor nada modesto de US$ 2,1 bilhões na transação. Apesar de tudo, o SkinMarks ainda é um protótipo em fase inicial e pode demorar anos para chegar ao mercado.

Fonte: Futurism, Olwal