Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup cria tecnologia que automatiza voo de helicópteros convencionais

Por| 18 de Dezembro de 2019 às 14h37

Link copiado!

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

Uma startup de helicópteros autônomos chamada Skyryse apresentou uma tecnologia que vai permitir voos de táxis aéreos automatizados. A empresa, aliás, já lançou um vídeo de demonstração da tecnologia em funcionamento. A diferença para outras companhias é que esta startup está trabalhando somente no sistema, para ser implementado em helicópteros convencionais.  

No vídeo, a empresa usa um Robinson R-44, que por enquanto conta com dois pilotos para segurança. É possível ver o veículo subindo, dando uma volta ao redor do mar e voltando para pouso de forma completamente autônoma. A ideia é que, no futuro, a presença dos pilotos de segurança seja dispensada.

Como a tecnologia pode ser acoplada já a aparelhos que existem hoje, a tendência é de que a Skyryse venda seu serviço e não ofereça transporte por táxi como outras companhias. 

Continua após a publicidade

Em termos de segurança, a startup informa que todo o processo passa por três níveis de repetição para garantir que consiga pousar mesmo se algo falhar. Por conta disso, também, o objetivo da Skyryse não é necessariamente criar um sistema completamente autônomo, mas oferecer soluções para parte do processo, como decolagem e pouso. 

Por exemplo, para empresas que oferecem viagens de táxi, pode-se estabelecer um limite de velocidade para os pilotos, totalmente automatizado pela companhia.

O mecanismo funciona com base em sensores acoplados ao veículo, os quais se comunicam com outros em solo, nos heliportos. Ambas tecnologias conversam entre si para informar ao sistema autônomo condições de vento, caminho e se há algo próximo que apresente risco. 

Apesar da apresentação, ainda não há previsão de quando a tecnologia vai chegar ao mercado.

Continua após a publicidade

Fonte: YouTube