SPTrans apresenta o primeiro ônibus elétrico fabricado no Brasil

Por Redação | 14.07.2017 às 19:17

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) apresentou nesta sexta-feira (14), na Prefeitura de São Paulo, o primeiro ônibus elétrico totalmente fabricado no Brasil. De acordo com as informações, a capacidade do veículo é de 84 passageiros. Além disso, o ônibus tem até 300 km de autonomia.

Segundo a SPTrans, as baterias do ônibus são de fosfato de ferro (LiFePO4), levando de 4 a 5 horas para serem totalmente recarregadas. O veículo conta, ainda, com motores elétricos embutidos nas próprias rodas e sistemas auxiliares hidráulicos e pneumáticos, que são integrados em uma rede de controle.

O novo ônibus também funciona com baixo nível de ruído e emissões zero. Além disso, ele atende a todas as exigências de acessibilidade, incluindo piso baixo, rampas de acesso e espaço para cadeiras de rodas. Ar-condicionado, tomadas USB, Wi-Fi, entre outros itens também integram o veículo.

“Faz parte do plano de governo apresentado para sociedade no ano passado a transformação do nosso sistema de ônibus. Na licitação nós vamos contribuir para que ao longo do próximo contrato as empresas operadoras em São Paulo vão reduzindo paulatinamente as emissões que provocam doenças respiratórias, envelhecimento precoce e efeitos indesejáveis no clima global”, explicou o secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda.

Fonte: Prefeitura de São Paulo