Sem câmara, este pneu de bicicleta impresso em 3D é o sonho de qualquer ciclista

Por Ramon de Souza | 17 de Maio de 2018 às 19h05
photo_camera BigRep

A BigRep, empresa que atua no ramo de impressão 3D, conseguiu fabricar um filamento para impressoras com propriedades de flexibilidade inéditas no mercado — e, para provar o quão durável e elástico esse novo material pode ser, ela resolveu fabricar um conceito de pneu sem câmara para bicicletas. O protótipo, que foi testado nas ruas e é 100% funcional, possui pequenos furos (com formato semelhante ao de uma colmeia) para que haja uma circulação frequente de ar.

Obviamente, o pneu impresso em 3D pela BigRep não fura — e, de acordo com a marca, tampouco fica “careca”. O modelo fabricado como prova de conceito (proof-of-concept ou POF) foi projetado para uso urbano; porém, alterando suas medidas e mudando a relação quantidade/tamanho dos furos, é possível usar o mesmo método para fabricar versões apropriadas para uso em pista para terrenos acidentados (mountain bike).

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Infelizmente, o tal pneu é uma simples demonstração do que o novo filamento da BigRep pode fazer e não será comercializado para o público final. Porém, visto que a companhia já trabalhou ao lado de várias empresas do ramo de transporte — incluindo a Nissan e a BMW —, não seria surpresa alguma caso alguma marca tradicional do ramo de ciclismo visse tal conceito e decidisse firmar uma parceria com a fornecedora para criar algo comercialmente viável. Vamos torcer!

Fonte: BigRep

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.