Recorde mundial de Usain Bolt é quebrado por homem voando em jetpack

Recorde mundial de Usain Bolt é quebrado por homem voando em jetpack

Por Felipe Gugelmin | Editado por Claudio Yuge | 25 de Maio de 2021 às 23h00
Divulgação/Guiness World Records

Um verdadeiro fenômeno do atletismo mundial, Usain Bolt escreveu seu nome na história do esporte com diversos feitos impressionantes. Um dos mais emblemáticos aconteceu durante o Mundial de Atletismo de 2019, no qual o “homem-relâmpago” percorreu 100 metros em 9,58 segundos — marca vencida recentemente por Richard Browning, que precisou de um pequeno auxílio externo para tanto.

Realizada recentemente pelo Guinness World Records em Southamption, a primeira edição do Anker Speed Challenge teve como destaque Browning usando um jetpack para se locomover em altas velocidades. Com o dispositivo, ele conseguiu percorrer 100 metros em somente 7,69 segundos e conquistou o recorde de “100 metros mais rápidos em um traje motorizado a jato controlado pelo corpo” — ou seja, o legado de Bolt permanece intacto.

Patrocinado pela marca de carregadores Anker, o desafio também estabeleceu um novo recorde para os 400 metros, que desde 1992 pertence a Wayde Van Niekerk e seus 43,03 segundos. Competindo com Callum Gregson, novamente Browning e seu jetpack conseguiram superar a marca da categoria, com um tempo de 42,06 segundos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Recordista mundial com várias conquistas

Além de provar suas habilidades nas corridas com jetpacks, Browning também provou o domínio dos dispositivos em desafios que envolvem alturas. Imitando o trajeto de um salto com vara humano, ele conseguiu pular 6,19 metros em um tempo de 13,09 segundos, ultrapassando em 1 centímetro o ponto mais alto já alcançado por um atleta na categoria.

@guinnessworldrecords

#ad 100m jet suit #AnkerSpeedChallenge by @takeongravity with @ankerofficial ⏱️

♬ original sound - Guinness World Records

Em seu currículo, Browning também tem o recorde da “velocidade mais rápida em um traje movido a um motor a jato controlado pelo corpo”, chegando a 136 km/h em 2019. Após receber seus certificados dos Guinness, o esportista reconheceu que não seguiu exatamente os preceitos olímpicos, mas afirmou que é preciso reconhecer o mérito do que é possível fazer combinando as características do corpo humano à tecnologia de ponta disponível atualmente.

Fonte: Guiness World Records

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.