QR Code em cemitério conta a história de pessoas falecidas
Por Wagner Wakka |

O QR Code é uma tecnologia que surgiu como um substituto ao código de barras, caiu no ostracismo e volta em várias funções do nosso cotidiano. Desde realizar pagamentos e substituir passagens, a tecnologia tem se mostrado cada vez mais útil. Agora, ela é usada para contar histórias.
Uma funerária encontrou nos blocos pretos e brancos uma forma de guardar a memória de quem já se foi. Em Jaú, no interior de São Paulo, uma empresa resolveu adicionar ladrilhos com QR Code a cada túmulo para contar sobre a história de quem está ali enterrado.
Ao apontar um smartphone com leitor para a peça, o usuário é levado para um site com informações sobre o falecido. Segundo Guilherme Izatto, proprietário da Funerária Jauense, a ideia é estimular a visitação aos cemitérios.
O projeto foi inaugurado neste último sábado (2), quando se celebrou o Dia dos Finados. A cidade já tem a tradição de contar a história de seus mortos. O Cemitério Ana Rosa de Paula, onde será inaugurada a iniciativa com QR Codes, já é uma espécie de museu, apresentando moradores da cidade.
Nas lápides, estão destacados os primeiros imigrantes, sapateiros, além do criador do chuveiro elétrico. A descrição de cada um deles é feita pelo Grupo NecroPollis, sendo que na inauguração os usuários puderam coletar informações dos entes queridos
Fonte: G1