Publicidade

Prédio torto terá 140 m de altura e parece feito por uma criança no Minecraft

Por  | 

Compartilhe:
Plomp/OODA
Plomp/OODA

Uma construtora portuguesa chamada OODA está construindo, na Albânia, um prédio de proporções curiosas: feito em blocos, ele dá a impressão de ter saído diretamente do jogo Minecraft, devido à irregularidade e geometria cubista. Chamada Hora Vertikale, a construção dupla chegará aos 140 metros de altura e será composta de 13 cubos empilhados e escalonados.

Todo o projeto inclui, na verdade, dois prédios: um arranha-céu e uma torre menor ao lado. Enquanto o maior incluirá 13 blocos de 22,5 metros por 22,5 metros, com cada um comportando sete apartamentos, o menor usará blocos do mesmo tamanho, mas apenas quatro deles. A construção maior também incluirá uma área de estacionamento. Ambos ficam em Tirana, capital da Albânia.

A arquitetura do “Prédio Minecraft”

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os edifícios, que nas imagens de conceito aparentam ser grosseiros e desajeitados, na verdade foram planejados cuidadosamente para ter essa aparência, que garante varandas aos moradores, boas vistas da cidade e locais para plantio doméstico de hortas e plantas. Ambos incluirão terraços na cobertura com piscinas e serão erigidos com materiais locais.

O plano é que, de diferentes ângulos, as construções passem percepções diferentes ao observador — cada bloco terá sua própria arquitetura, inspirada nas diferenças das casas e prédios de Tirana, que vão de moradias clássicas e tradicionais a arquitetura brutalista soviética e moderna. Serão sete tipos diferentes de cubo, todos com sete andares cada, uma altura média das construções albanesas.

O Hora Vertikale está sendo construído e deverá ser completado em 2028, fazendo parte de uma leva de construções na capital não só feitas pela OODA, mas por outros grandes nomes do mercado, como o Grupo Bjarke Ingels, o MVRDV e Stefano Boeri, por exemplo.

Fonte: OODA