Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores criam protótipo de olho biônico em impressora 3D

Por| 29 de Agosto de 2018 às 10h17

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, desenvolveu um objeto hemisférico impresso em 3D com uma série de receptores de luz. O feito pode ser o primeiro passo para a criação de um "olho biônico", que pode ajudar diversas pessoas cegas a enxergarem ou ainda melhorar a visão.

Michael McAlpine, coautor do estudo e professor de engenharia mecânica da universidade, diz que os olhos biônicos são considerados ficção científica, mas, na verdade, estão mais próximos do que nunca se tornarem realidade com o uso de uma impressora 3D multimaterial.

O projeto teve início quando os pesquisadores imprimiram uma cúpula de vidro hemisfério para mostrar como era possível fazer a impressão de eletrônicos em uma superfície curva. Então, com uma impressora 3D personalizada, eles criaram uma tinta base composta de partículas de prata, que permaneceu onde foi distribuída e secou uniformemente, sem escorrer.

Continua após a publicidade

Na sequência, os cientistas utilizaram materiais semicondutores poliméricos para a impressão de fotodiodo, que faz a conversão da luz em eletricidade, processo que leva aproximadamente uma hora.

O experimento resultou em uma eficiência de 25% na conversão da luz em eletricidade.

"Temos ainda um longo caminho para imprimir eletrônicos ativos de forma rotineira e confiável, mas nossos semicondutores impressos em 3D estão começando a mostrar que podem ser rivais da eficiência de dispositivos semicondutores fabricados em instalações de microfabricação. Além disso, podemos imprimir facilmente um dispositivo semicondutor em uma superfície curva e eles, não", explica McAlpine.

A equipe de pesquisadores já é conhecida por ter impresso um ouvido biônico e, desde então, vem trabalhando no desenvolvimento de órgãos artificiais para cirurgias.

Continua após a publicidade

Para o futuro, McAlpine conta que as próximas etapas envolvem a criação de um protótipo com mais receptores de luz, para que o objeto seja ainda mais eficiente.

Os cientistas também esperam encontrar uma maneira de imprimir em um material hemisférico macio para que, então, seja implantado como um olho real.

Fonte: EurekAlert