Publicidade

Ônibus elétrico híbrido é fabricado com tecnologia 100% brasileira

Por| 24 de Setembro de 2019 às 07h30

Link copiado!

eletra
eletra

As opções por transportes com energia sustentável aumentam a cada dia no Brasil, que aos poucos começa a aderir às tecnologias que possam viabilizar veículos ecologicamente mais amigáveis. A fabricante Eletra, pioneira no desenvolvimento de tração elétrica no Brasil, anunciou nesta semana o lançamento de um modelo elétrico com tecnologia 100% nacional, fruto de um financiamento da agência Desenvolve SP.

O lançamento do projeto aconteca nesta terça-feira (24) durante o Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O DualBus 15m é alimentado por duas fontes de energia – banco de baterias e grupo motor-gerador a diesel ou a biocombustível – que podem operar em modo conjunto ou de maneira independente.

Isso permite a um GPS desligar o grupo gerador quando entrar em uma área de zero emissão de poluentes, por exemplo. Essas áreas de restrições são tendência no mundo todo. Na capital paulista, a Lei Municipal nº 16.802, de 2018, estabeleceu que os veículos que atendem o transporte público devem reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 50% no prazo de 10 anos e em 100%, dentro de 20 anos.

Continua após a publicidade

O DualBus 15m foi projetado com chassi, carroceria, motor elétrico e baterias que estão disponíveis no Brasil e garantidos por empresas com estrutura de assistência técnica em todo o continente latino-americano, de maneira a atender toda a região.