Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nestlé inaugura Centro de Inovação e Tecnologia em São José dos Campos

Por| 09 de Outubro de 2020 às 07h45

Link copiado!

Divulgação / Nestlé
Divulgação / Nestlé

A Nestlé anunciou na última quarta-feira (08) a inauguração de um centro dedicado à inovação, desenvolvimento e testes de novas tecnologias. Localizado no Parque Tecnológico São José dos Campos (SP) - ecossistema que já abriga representantes de 280 empresas e quatro universidades - o Centro de Inovação e Tecnologia da companhia terá um espaço de 100 m². Ele vai contar com 18 posições de trabalho, sendo 11 para colaboradores Nestlé e sete rotativas para receber parceiros, fornecedores, pesquisadores, estudantes, entre outros profissionais ligados à área de tecnologia e automação.

Segundo a Nestlé, o objetivo desta nova estrutura é acelerar a pesquisa e desenvolvimento de inovações dentro do conceito de Connected Factory ("Fábrica Conectada) e de Indústria 4.0, além de fomentar um ecossistema com colaboração interna e externa nessa frente. O local também espera formar novos talentos para atuar com olhar para a transformação digital.

Colaboração com startups

Uma das frentes da Nestlé para impulsionar a colaboração e cocriação de soluções focadas em transformação digital envolverá desafios de inovação. Para isso,a companhia realizará chamadas para participação de startups, empreendedores e empresas. O objetivo é pensar soluções conjuntas para auxiliar a companhia a melhorar processos em diferentes frentes, que vão das fábricas aos pontos de venda.

Continua após a publicidade

E uma dessas ações começou já nesta quarta-feira: a companhia anunciou a abertura de inscrições para desafios em várias frentes. São elas:

  • Desenvolvimento de experiência de consumo única para o consumidor nos pontos de venda;
  • Diminuição de desperdício, reciclagem pós consumo e redução de emissões;
  • Criação de uma aplicação com inteligência artificial disponível para avaliação online nas linhas de produção de alimentos e bebida;
  • Soluções com foco em captura e monitoramento de comportamento de consumo;
  • Viabilização de personalização em escala;
  • Aplicação para identificação de sinais que possam ajudar os gestores na eliminação de acidentes de trabalho;
  • Aumento da gestão preventiva de saúde ocupacional;
  • Soluções com foco em monitoramento de preços em lojas físicas, acompanhamento de desempenho e comparação com o mercado;


Informações sobre os desafios e inscrições estão disponíveis neste link.

Continua após a publicidade

Indústria 4.0 na pandemia

Os investimentos da Nestlé em indústria 4.0 no Brasil começaram em 2016, com a implementação do primeiro robô em unidade fabril do País. Em 2019, a companhia aumentou em quase 80% o investimento em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e otimização de produção. Para isso, foram desenvolvidas soluções com machine learning, softwares, robôs e veículos autônomos, entre outros.

Atualmente, todas as novas linhas da Nestlé já nascem com conceito 100% de indústria 4.0. Segundo Luis Garcia, vice-presidente da área Técnica da Nestlé Brasil, a companhia Investiu em frentes que incluem modernização do parque e de processos, a aquisição e desenvolvimento de tecnologias, projetos de automação em unidades e a capacitação dos colaboradores para atuar dentro dessa cultura de transformação digital.

A partir destes investimentos, a Nestlé afirma que já vem apresentando resultados positivos. Desde março deste ano, a empresa declara que várias de suas unidades atingiram altos níveis de eficiência operacional, tiveram redução de paradas não programadas e recordes de produção. Com isso, desde abril, houve quase 1,2 mil contratações entre profissionais efetivos e temporários em todo o Brasil e, desse total, 67% são posições operacionais em fábricas.

Continua após a publicidade

“A indústria 4.0 deu a flexibilidade para a Nestlé conseguir responder rapidamente a mudanças nas necessidades dos consumidores com a pandemia, ajustando, por exemplo, a produção para ampliar volumes em categorias que cresceram e produzir novos formatos", aponta Luis Garcia. "Queremos avançar assim, promovendo inovações que gerem colaboração e transformação positiva para toda a cadeia e para todos os envolvidos”.

O Centro de Inovação e Tecnologia da Nestlé fica muito próxima à fábrica de Caçapava, planta “lighthouse” da Nestlé em que são desenvolvidas e testadas soluções tecnológicas que, se aprovadas, seguem para rollout em outras unidades da empresa em toda a Zona Américas.