MIT cria chip do tamanho de uma unha para drone pequeno como uma moeda

Por Wagner Wakka | 20 de Junho de 2018 às 18h08

Em algum momento da sua vida, você provavelmente ouviu alguém dizer que chips um dia seriam do tamanho de uma unha. Pois bem, este dia chegou. Engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criaram um chip de 20 milímetros quadrados como componente de um drone igualmente minúsculo, pouco maior que uma moeda.

O grupo do Departamento de Energia Elétrica e Ciência da Computação (EECS) do MIT criou o Navion com o propósito de apenas gerenciar duas funções do drone: cálculos inerciais e processamento de imagens em tempo real a uma taxa de 171 fps. Para isso, o pequeno chip consome apenas 24 miliwatts, ou o equivalente a um centésimo de uma lâmpada elétrica convencional.

A ideia é que estes chips sejam usados em nanodrones, construídos para chegar a lugares de difícil acesso. Ainda, o aparelhos poderiam ajudar a guiar veículos em lugares onde não há sinal de GPS.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Segundo um dos criadores do Navion, Sertac Karama, para além de drones, o chip pode ser usado também para robótica em produções que precisam de baixa energia, ou mesmo em veículos que precisam ser super leves, como balões meteorológicos. “Ou imagine equipamento médico como uma pequena pílula que você engole, e que pode navegar de forma inteligente com pouca bateria, para que ela não superaqueça em seu corpo. Os chips que estamos construindo podem ajudar com tudo isso”, explica Karama.

O trabalho foi publicado nesta quarta-feira (20) no site oficial do MIT.

Fonte: MIT

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.