Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ikea está criando linha de móveis para espaços pequenos que se deslocam sozinhos

Por| 08 de Junho de 2019 às 22h50

Link copiado!

Divulgação / Ikea
Divulgação / Ikea

Sair para comprar móveis pode ser uma missão complicada para quem mora em lugares apertados. Mas a Ikea, uma loja sueca que vende mobiliários domésticos de baixo custo, quer acabar com esse problema: a companhia anunciou na terça-feira (4) que trabalha em uma linha de móveis robóticos, que se deslocam sozinhos para "esconder a cama" e ampliar o espaço da sala, por exemplo.

Segundo a Ikea, a proposta é "capacitar as pessoas para ter grandes sonhos em pequenas casas". Os móveis estão sendo desenvolvidos em parceria com a startup americana Ori, que desenvolve móveis robóticos destinados a enfrentar os desafios da vida de pequenos apartamentos. A primeira linha de móveis, chamada ROGNAN, será apresentada em 2020.

Embora o termo "mobiliário robótico" possa evocar imagens de ficção científica, é melhor imaginá-lo como móveis da Ikea sob rodas. Um vídeo conceito criado pela empresa mostra como a tecnologia funcionaria: o grande móvel é formado por um guarda-roupa, uma cama de um lado e um sofá do outro. Com o apertar do botão, a cama desliza sob a unidade e abre mais espaço no apartamento. A unidade inteira desliza para frente e para trás usando o apoio de trilhas e conta até com uma mesa retrátil "escondida" esperando o apertar do botão.

De acordo com a Ikea, a unidade com cama, sofá, mesa e guarda-roupa ocupa cerca de 10 metros quadrados.

Continua após a publicidade

À medida em que mais pessoas migram para as áreas urbanas – cerca de 1,5 milhões de pessoas por semana –, a Ikea e a Ori veem isto como uma forma de utilizar melhor os bens imóveis limitados. "O espaço urbano é muito valioso e escasso para ser estático e indiferente", diz Ori em seu site. 

A Ikea ainda promete fornecer mais informações sobre a linha ROGNAN durante o verão norte-americano, que começa em 21 de junho e vai até 22 de setembro. A proposta dos móveis robóticos foi apresentada pela Ikea como parte de seu Dia Democrático do Design. 

A empresa também aproveitou para anunciar atualizações em seu aplicativo TRÅDFRI, que permitirá aos usuários projetar seus próprios sistemas de iluminação e ligar produtos juntos. Isso significa que eles poderão configurar o aplicativo para que, quando as luzes se acenderem, as persianas subam e a música comece a tocar. Além disso, a Ikea está lançando o controle remoto SYMFONISK, que permitirá que os usuários controlem músicas sem usar o smartphone.

Fonte: IKEAEngadger