Publicidade

Grandes empresas apostam em IA para negociar contratos milionários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Junho de 2021 às 19h20

Link copiado!

Rawpixel/Envato
Rawpixel/Envato

Você confiaria a negociação de um contrato milionário a um programa de inteligência artificial (IA)? Grandes empresas como o Walmart dizem que sim, que esse será o futuro para quem quiser economizar milhões durante processos que envolvam transações financeiras de compra e venda.

O Negotiation-as-a-Service (NaaS) da empresa Pactum funciona por meio de um chatbot que é capaz ler contratos, integrar prioridades, avaliar riscos e interagir com todas partes envolvidas em uma negociação, além de aprender e aperfeiçoar os procedimentos durante o processo, tornando tudo muito mais ágil e eficiente.

“O sistema aprende como as pessoas negociam, quais são os fatores que determinam o que deve ou não ser colocado em jogo para que o resultado seja satisfatório para todos os envolvidos. Ele tenta diferentes estratégias e táticas e fica melhor a cada negociação subsequente", afirma o CEO da Pactum Martin Rand.

Continua após a publicidade

O negociador

Por trás do NaaS existe um processo de treinamento para que a IA se adeque às necessidades de cada cliente, tornando o atendimento personalizado. Especialistas em negociação humana alimentam o algoritmo de aprendizagem de máquina respondendo perguntas sobre metas de transação, detalhes, termos e condições dos contratos.

Com esse banco de dados na bagagem, o sistema consegue reconhecer as preferências de clientes e fornecedores para encontrar soluções que maximizem os valores e diminuam as eventuais perdas. A cada ciclo de negociação o algoritmo se torna mais robusto e confiável, reduzindo a chance de erros.

“A Pactum busca ajudar grandes corporações com seus fornecedores de "cauda longa". Normalmente, esses contratos não têm alto valor individual para exigir a atenção das equipes de negociação da empresa, mas quando somados podem resultar em milhões de dólares perdidos por causa de processos mal executados”, diz Rand.

Continua após a publicidade

Resultados

Segundo os donos da Pactum, o Walmart aumentou sua lucratividade entre 2,8% e 6,8% depois que alguns contratos passaram a ser negociados pelo Naas. Os números chamaram a atenção de outras grandes empresas como a fornecedora de equipamentos elétricos Wesco e a gigante de logística Maersk, que passaram a utilizar a IA na negociação de contratos.

Apesar de todo o entusiasmo, os especialistas dizem que é preciso aperfeiçoar o processamento de linguagem natural e outros aspectos mais humanos para que a IA consiga identificar tons e nuances mais sutis durante uma conversa, sem perder o foco no contexto da negociação.

Continua após a publicidade

Outro receio, é que os fornecedores se sintam desvalorizados quando souberem que estão negociando com um robô. Mas os executivos da Pactum garantem que essas preocupações caem por terra diante dos resultados alcançados pelo NaaS durante a interação com seres humanos.

“Os fornecedores que usaram o sistema até agora relataram se sentir mais ouvidos e seguros durante as negociações porque a interface utilizada no chatbot foi muito superior ao que era oferecido por essas empresas anteriormente, melhorando o resultado final para ambas as partes”, conclui Martin Rand.

Fonte: ZDNET