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Foodtech abre processo seletivo de criação de receitas para hamburguer vegetal

Por| 07 de Julho de 2020 às 13h45

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Divulgação
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Foodtech especializada no desenvolvimento de de alimentos plant-based (ou baseado em plantas, em bom português), a NotCo anunciou na última segunda-feira (6) uma campanha intitulada Menu Compartilhado. Nela, a startup convida cozinheiros e chefs de São Paulo que perderam seus empregos durante a pandemia a criarem receitas para o Not Burger, um hambúrguer vegetal que, segundo a empresa, possui o sabor e a suculência semelhante ao da carne de vaca.

A startup selecionará algumas receitas para serem executadas e vendidas pelo Why Not, restaurante que será inaugurado pelo aplicativo iFood e funcionará para clientes de São Paulo. Os cozinheiros selecionados serão remunerados pela autoria das receitas e receberão todo o lucro das vendas. O estabelecimento delivery começa a funcionar a partir de 15 de julho. Será o primeiro restaurante próprio da NotCo.

Como funciona

Poderão participar da ação cozinheiros com experiência profissional e interessados em ter uma receita preparada e vendida por uma semana pelo Why Not. Eles devem se inscrever de 6 a 11 de julho no site da campanha. Na página, também estão disponíveis os pré-requisitos que serão levados em conta no processo de seleção e uma lista com os ingredientes que eles poderão considerar para as suas criações.

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A cada semana o Why Not terá um menu rotativo com dois sanduíches elaborados pelos cozinheiros selecionados. Seus criadores vão receber R$ 3 mil pela autoria da receita e o lucro das vendas da sua criação. Também terão nome e perfil divulgados, como forma de promovê-los para o mercado e potenciais oportunidades.

"Vamos inaugurar o nosso restaurante delivery para oferecer aos consumidores um cardápio 100% plant-based que, além de ser bom para o planeta, é delicioso", diz Luiz Augusto Silva, presidente da NotCo no Brasil. "Sabemos que milhares de profissionais do setor tiveram sua renda afetada e por isso queremos abrir a cozinha do Why Not para esse movimento colaborativo".

Inteligência Artificial na cozinha

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Fundada em 2015 no Chile e lançada no ano passado no Brasil, a NotCo é especializada no desenvolvimento de alimentos que levam apenas plantas e nenhum componente animal. Para isso, a foodtech usa um algoritmo de inteligência artificial - apelidado de Giuseppe -, que formula substitutos de alimentos com carne, ovos, leite e derivados.

Algumas das criações do Giuseppe, como o Not Milk, Not Ice Cream e Not Mayo, alternativas a leite, sorvete e maionese respectivamente, já estão disponíveis em redes de supermercado, lojas, empórios e e-commerce no Brasil. De acordo com a NotCo, seus produtos chegam a emitir 70% menos CO2 e a consumir 90% menos água.

A NotCo afirma também que além de formular os alimentos, a inteligência artificial sugere receitas com os produtos. Assim, a IA também será responsável pela cocriação de pratos do cardápio do seu novo restaurante. junto com uma equipe de cozinheiros da Green Kitchen, cozinha digital - 100% plant-based - que é parceira da NotCo na operação do restaurante.

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A foodtech também declarou que seu novo restaurante por delivery será o primeiro ponto de contato dos consumidores com os seus próximos lançamentos. Ela oferecerá produtos já criados por sua inteligência artificial que ainda não foram escalados industrialmente para chegar ao varejo. Entre eles, está o Not Burger, cuja versão para mercados e restaurantes deve ser lançada apenas em alguns meses.