Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudantes da USP ganham prêmio nos EUA por aplicativo de alfabetização

Por| 13 de Janeiro de 2021 às 08h40

Link copiado!

USP São Carlos
USP São Carlos

Luísa Moura, Ana Laura Chioca Vieira, Marina Machado e Luiza Machado: essas são as quatro estudantes da Universidade de São Paulo (USP) que conquistaram o primeiro lugar em uma competição internacional promovida pela Arizona State University, nos Estados Unidos, por desenvolverem um aplicativo de celular para alfabetização.

O programa, criado pelas estudantes do curso de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, leva o nome de ABC e foi premiado na categoria Comunicação de Impacto. O projeto do app é direcionado para pessoas que podem ler sentenças curtas, escrever o próprio nome, mas são incapazes de ler livros – conhecidos como analfabetos funcionais.

Além disso, a solução também poderá ser utilizada com aqueles que são completamente analfabetos, ou seja, não conseguem ler ou escrever nem uma palavra. Nesse caso, eles precisarão de apoio – de familiares ou de professores.

Continua após a publicidade

Desafios do projeto

Segundo as alunas, o primeiro desafio encontrado foi saber se os analfabetos funcionais poderiam utilizar o celular. As estudantes encontraram diversas pesquisas sobre o assunto que mostraram, por exemplo, que mais de 80% deles usam o WhatsApp, especialmente porque têm a opção de enviar mensagens de voz.

Com isso em mente, o projeto foi moldado de forma a ajudar na alfabetização por meio de vídeos e dicas. Será possível também avaliar o progresso do aprendizado respondendo a questões e realizando exercícios.

Continua após a publicidade


“A proposta é que os usuários possam aprender escolhendo as lições segundo seus temas de interesse”, conta Luiza Machado, uma das alunas que desenvolveu o aplicativo. “Quem aprendeu a ler e escrever desde pequeno não consegue enxergar que esse processo de aprendizagem se torna um grande desafio quando você é adulto”, destaca

Para os próximos meses, o novo desafio das quatro alunas é colocar o projeto em prática . Para isso, as estudantes estão buscando trocar experiências com quem já desenvolveu aplicativos e com especialistas na área de educação. Para entrar em contato, o interessado pode enviar e-mail aplicativoabc@gmail.com.

Fonte: Agência Brasil / USP São Carlos