Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudantes da UFRJ criam embalagem que altera sua cor quando o produto estraga

Por| 15 de Outubro de 2018 às 11h25

Link copiado!

Reprodução/Extra
Reprodução/Extra

Estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão desenvolvendo uma novidade chamada Plasticor. Trata-se de uma embalagem de produtos alimentícios que muda de cor quando o alimento está estragado.

O projeto vem sendo desenvolvido há um ano e chegou a ser premiado em um hackathon. O objetivo da iniciativa é internacionalizar o bioplástico, um material biodegradável e inteligente.

A equipe conta que as embalagens vão continuar apresentando data de validade, sendo o produto apenas uma etapa a mais na verificação de seu estado.

Um dos fatos que motivou a criação do produto é que os alimentos estavam estragando nas prateleiras, fazendo com que empresas entrassem em contato com o Sindicato de Alimentos da Baixada Fluminense (Simapan), que agora está se comprometendo em auxiliar no projeto.

Continua após a publicidade

Agora, para que o Plasticor possa entrar no mercado, os cientistas precisarão formalizar a startup e obter certificações do Ministério da Cultura e da Vigilância Sanitária. O processo deve levar aproximadamente dois anos.

Fonte: Extra