Publicidade

Estudantes da UFRJ criam embalagem que altera sua cor quando o produto estraga

Por  |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Extra
Reprodução/Extra

Estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão desenvolvendo uma novidade chamada Plasticor. Trata-se de uma embalagem de produtos alimentícios que muda de cor quando o alimento está estragado.

O projeto vem sendo desenvolvido há um ano e chegou a ser premiado em um hackathon. O objetivo da iniciativa é internacionalizar o bioplástico, um material biodegradável e inteligente.

A equipe conta que as embalagens vão continuar apresentando data de validade, sendo o produto apenas uma etapa a mais na verificação de seu estado.

Um dos fatos que motivou a criação do produto é que os alimentos estavam estragando nas prateleiras, fazendo com que empresas entrassem em contato com o Sindicato de Alimentos da Baixada Fluminense (Simapan), que agora está se comprometendo em auxiliar no projeto.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Agora, para que o Plasticor possa entrar no mercado, os cientistas precisarão formalizar a startup e obter certificações do Ministério da Cultura e da Vigilância Sanitária. O processo deve levar aproximadamente dois anos.

Fonte: Extra

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*