Publicidade

Esta casa foi fabricada em uma impressora 3D e está disponível para você comprar

Por| 01 de Fevereiro de 2021 às 23h40

Link copiado!

Reprodução/Zillow
Reprodução/Zillow

Você se lembra quando as primeiras impressoras 3D começaram a surgir no mercado? Não vamos lhe condenar caso tenha duvidado que tal tendência fosse para frente — afinal, nos primórdios da tecnologia, tudo o que nós éramos capazes de fazer eram pequenos modelos em um polímero monocromático. Porém, aqueles que previram que a manufatura aditiva se tornaria o futuro acertaram em cheio — e esta notícia é a maior prova disso.

A primeira casa fabricada inteiramente em uma impressora 3D está à venda em Riverhead, em Nova York (EUA), pela bagatela de US$ 300 mil (seria o equivalente a R$ 1,6 milhão na cotação atual da moeda). Ela foi impressa diretamente no terreno pela empresa SQ4D, que afirma ter desenvolvido maquinários proprietários para erguer residências em um processo que injeta concreto para formar as estruturas. Todo o processo de construção é autônomo, respeitando um modelo tridimensional criado em computador.

Continua após a publicidade

O valor pode até parecer alto, mas trata-se de um investimento barato se formos levar em conta o preço médio do metro quadrado na região de Riverhead. "Esta casa tem um preço 50% abaixo do custo de casas recém-construídas em Riverhead e representa um grande passo em direção à crise de moradias populares que assola Long Island”, afirma o agente imobiliário.

É importante ressaltar que a SQ4D é a primeira empresa certificada para “imprimir” casas habitáveis nos Estados Unidos, e este exemplar de inauguração não faz feio: ele tem três quartos e dois banheiros, além de um visual bastante clássico que dá um charme a mais.

Fonte: Futurism