Publicidade

Espelho interativo Fitting You leva todas as roupas para dentro do provador

Por| 28 de Fevereiro de 2019 às 17h53

Link copiado!

Espelho interativo Fitting You leva todas as roupas para dentro do provador
Espelho interativo Fitting You leva todas as roupas para dentro do provador

Imagine entrar em um departamento de roupas e, ao se dirigir até o provador da loja, encontrar um espelho interativo para lhe ajudar a experimentar peças, ao invés de um vendedor humano? Essa é a proposta do Fitting You, um espelho que transformará a experiência dos provadores em algo totalmente tecnológico, agilizando também o processo das compras.

O Fitting You foi desenvolvido pela startup ICX Labs e se trata de um espelho touchscreen que, além de auxiliar o consumidor a escolher, trocar ou encontrar as peças ideais para si, também poderá alegrar o ambiente com iluminação ambiente apropriada ou oferecer uma playlist para tornar a experiência mais apropriada.

Durante a apresentação da tecnologia, um dos fundadores da ICX Labs, Fábio Avellar, explicou que o Fitting You segue as tendências tecnológicas para 2019, oferecendo um sistema integrado à inteligência artificial com aprendizado profundo, omnichannel e B.I., tudo para que os consumidores tenham uma experiência de compra de roupas diferenciada.

E enquanto os consumidores contam com o Fitting You para lhes ajudar a experimentar roupas, do outro lado do espelho — figurativamente falando — os lojistas conseguem extrair dados de comportamento, modelos de peças de roupas mais pedidas, cores e tamanhos mais solicitados, além de receberem auxílio extra na gestão do estoque e na integração da loja física com a virtual.

Continua após a publicidade

Como funciona o espelho

O Fitting You é uma tela sensível ao toque composto por um espelho refletivo com um display Full HD localizado logo atrás. Além de tamanho e layouts customizáveis, também oferece as seguintes funções: reconhece produtos através de tags RFID (o leitor de códigos possui alcance ajustável para a leitura de etiquetas e visualização de preços na tela); possui informações online sobre o inventário da loja; tem integração com e-commerce e o cliente pode escolher diferentes tamanhos, cores e sugestões de looks.

Possui ainda suporte a recursos de checkout, de reconhecimento facial e de compartilhamento em redes sociais — tudo feito com autorização do consumidor. Além disso, todos os dados coletados são criptografados e a ICX Labs garante que nenhuma informação é compartilhada. Há também controle de cenários de iluminação, cadastro de ID de clientes e até mesmo criação de lista de desejos.

Continua após a publicidade

Tudo isso para que a pessoa peça as roupas sem sair do provador; e os vendedores também podem gerenciar tudo através de um aplicativo, tornando o processo mais rápido, automatizado e prático. Vale ressaltar, porém, que a ferramenta de checkout é isolada, o que significa que o cadastro de cartão de crédito e também a liberação automática da compra (semelhante ao que as lojas automatizadas da Amazon vêm fazendo) é feita pelos lojistas.

O co-fundador da ICX Labs também revelou na apresentação que estão sendo feitos com displays em 4K e que, dependendo do tamanho do Fitting You que for pedido pelos lojistas, o preço pode variar bastante. A produção de um display interativo do gênero geralmente começa em R$ 8 mil e pode chegar a cerca de R$ 30 mil.

Segurança em primeiro lugar

Continua após a publicidade

Em meio à apresentação do Fitting You, a questão da segurança logo veio à tona. Afinal, com tantos escândalos envolvendo vazamento e compartilhamento de dados sem o consentimento do usuário, um espelho que capta imagens íntimas de uma pessoa não é exatamente algo que elas iriam receber de braços abertos.

Todavia Fábio afirma que o Fitting You não captura imagens dos consumidores quando alocado em um provador. A única coisa que ele armazena internamente são os perfis — peças, cores e tamanhos mais requisitados por determinadas pessoas, etc. Além disso, ainda que o espelho tenha tecnologia de reconhecimento facial, a imagem do cliente só é devidamente captada se o usuário autorizar.

O espelho já está disponível no Brasil e foi instalado em uma loja de Hering, localizada no Morumbi Shopping, desde o início de outubro de 2018. Dado isso, é importante ressaltar que a ICX Labs apenas desenvolve a tecnologia, mas os lojistas que a adquirirem podem adicionar ferramentas extras próprias, como funcionalidades para checkout automático, por exemplo. O espelho, inclusive, utiliza um sistema operacional próprio baseado em Windows.

E, apesar de estar sempre buscando parcerias, a startup se reafirma como uma distribuidora da tecnologia de marketplaces em displays, oferecendo os hardwares principalmente, e não os softwares aos lojistas — o que significa que a startup não se responsabiliza pela adição de ferramentas extras ou pela captação de imagens dos usuários, por exemplo, ainda que a permissão seja concedida pela pessoa.

Continua após a publicidade

Planos futuros

A tecnologia do Fitting You não deve parar apenas nos espelhos. Ainda para este ano, a ICX Labs pretende lançar outros produtos com o objetivo de aprimorar “os processos de negócios no varejo por meio de soluções de IoT, inteligência artificial e análise — 100% de recursos internos de P & D”.

A vitrine interativa, por exemplo, que oferecerá contato entre loja e consumidor 24h por dia é um desses projetos; bem como o Fitting at Home, um espelho interativo semelhante ao Fitting You, mas voltado para casas e que contará com um aplicativo para gerenciamento e integração a assistentes, bem como comandos por voz e tecnologia de resistência a água.

Continua após a publicidade

Também há planos para 2020 que envolvem ampliar a tecnologia de "marketplace em displays" para outros segmentos, lançando produtos interativos voltados para farmácias, cosméticos, hipermercados e até mesmo eletrônicos; bem como um aplicativo para dispositivos com Android. A ICX Labs também tem parceria com a Lili Scent para produtos focados em experiências olfativas.

O marketing olfativo consiste em um sistema automatizado programável para a aromatização ambiental, que usa a ID Olfativa da marca via ar condicionado central — uma tecnologia que já está em uso no varejo, segundo Fábio.

Futuramente, na sua casa

Continua após a publicidade

O Fitting at Home contará ainda com um aplicativo e a startup possui mil e uma ideias na ponta do lápis para este display, de acordo com Fábio na apresentação. Todas elas, no entanto, seguem o objetivo original, que é o de levar um marketplace para perto do usuário. Assim sendo, pensa-se em de repente o espelho caseiro fazer uma espécie de cadastro do closet do consumidor.

Após ser dada a devida autorização da pessoa para que isso ocorra, o Fitting at Home poderia sugerir peças ou até mesmo acessórios que a pessoa ainda não tem, que combinem com seu perfil ou com as roupas que ela já tem em casa — lembrando que todos os dados coletados ficariam guardados localmente, segundo Fábio, permeando entre os serviços em nuvem que regem a residência e/ou no celular do consumidor que possui o app integrado.

Somado à integração com assistentes e/ou outros serviços de casa conectada, o Fitting at Home poderia servir como mais um componente de automação residencial, podendo acender ou apagar as luzes e executar outras tarefas com um simples comando de voz. Por fim, a ICX Labs disse que está conversando com outra startup voltada para soluções do tipo chamada de Sua Medida. Já foram feitos testes de projeção das pessoas em frente ao espelho, de modo que o consumidor pudesse visualizar a si mesmo com a peça de roupa que pretende comprar.

Porém, Fábio explicou que a qualidade gráfica ficou comprometida e a experiência não foi satisfatória, além de esta solução ser financeiramente inviável, já que cada peça teria de ser digitalizada em 360° e se ajustar automaticamente na tela conforme o usuário girasse para ver como ficou a roupa em seu corpo. Com a Sua Medida, todavia, o Fitting You e Fitting at Home podem ganhar um novo apelo para o público em termos de experimentar roupas e acessórios.