Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Engenhoca chinesa faz sua mochila parecer mais leve do que ela realmente é

Por| 09 de Setembro de 2020 às 23h00

Link copiado!

Omar Roque
Omar Roque

Fazer trilhas e explorar regiões montanhosas é uma atividade bastante saudável para o corpo e para a mente; porém, um ponto negativo é a necessidade de se levar uma bagagem repleta de itens de sobrevivência que acaba judiando de suas costas. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Huazhong criaram um dispositivo robótico teoricamente capaz de reduzir o peso da sua mala.

Em um estudo batizado de “Uma mochila que minimiza a aceleração vertical da carga melhora a economia do caminhar humano”, os chineses descrevem um “robô vestível” no qual você pode acoplar sua bolsa e que usa uma série de aparatos para reduzir a força inercial ao caminhar.

“O objetivo de nossa mochila é eliminar a força de inércia da carga que atua sobre os caminhantes humanos de forma que os portadores experimentem apenas a força gravitacional. Para realmente beneficiar os transportadores de carga em um ambiente externo, a mochila deve ser totalmente autônoma e capaz de transportar cargas substanciais”, explica a equipe.

Continua após a publicidade

“A mochila projetada consiste em um sistema passivo para suspender a carga e um sistema ativo para ajustar a aceleração da carga útil. Todos os componentes passivos e ativos são integrados em uma estrutura de mochila de fibra de carbono, que foi presa ao seu usuário pela interface física (alças de ombro e cinto)”, complementam os pesquisadores.

Em suma, o invento se resume a uma série de contra-pesos que amortecem o impacto do peso da mochila nas costas do usuário, fazendo com que a bagagem pareça até 11% mais leve do que ela realmente é. Embora a invenção seja curiosa e promissora, seus próprios criadores admitem que ela é um tanto volumosa e precisa de acertos em seu projeto para que possa se tornar um produto comercial.

Fonte: Gizmodo