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Empresa alemã vai usar estradas para carregar veículos elétricos em movimento

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Dezembro de 2022 às 09h28

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Reprodução/Electreon
Reprodução/Electreon

A empresa alemã Electreon desenvolveu um novo sistema capaz de fazer uma estrada carregar a bateria de veículos elétricos enquanto eles trafegam sobre ela em tempo real, sem a necessidade de cabos, conectores ou estações de carregamento estáticas.

Segundo os engenheiros, a iniciativa será testada pela primeira vez na cidade de Balingen e será capaz de carregar veículos elétricos em movimento, sejam eles comerciais ou de passageiros, ao mesmo tempo.

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“Nossa tecnologia abastece as células de energia dos carros eletrificados de forma dinâmica ou enquanto eles estão parados. Com isso, eliminamos problemas como a autonomia e o tempo de recarga das baterias veiculares”, declarou o CEO da Electreon, Andreas Wendt.

Carregamento sem fio e em movimento

Em parceria com a EnBW — principal empresa fornecedora de infraestrutura de carregamento para veículos elétricos da Alemanha —, a Electreon vai implantar seu Sistema Rodoviário Elétrico (ERS) ao longo de um trecho de aproximadamente um quilômetro de estrada.

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Outras duas estações de carregamento estáticas serão instaladas em pontos de ônibus convencionais, locais estrategicamente escolhidos para que esses veículos de grande porte possam encher suas baterias durante o período em que estão parados.

“Nesta primeira fase, será implantado um percurso de 400 metros com duas estações de carregamento estático. Na segunda fase, a via elétrica será ampliada em mais 600 metros, com capacidade para carregar um ônibus elétrico durante o trajeto até a cidade”, disse Wendt.

Como funciona a estrada tecnológica?

A estrada, que atuará como carregador de baterias elétrica, vai funcionar com placas especiais de metal conectadas a uma linha de energia e a um inversor de alta frequência, instalados debaixo da superfície da rodovia. Essas placas criam campos elétricos alternados que atraem e repelem outras placas fixadas na parte inferior do veículo, transferindo a eletricidade necessária.

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Um software de gerenciamento baseado na nuvem permite o monitoramento de frotas inteiras ao vivo, fornecendo informações como tempo de deslocamento, velocidade e trajeto percorrido, além de um sistema inteligente de cobrança dos quilowatts consumidos pelos usuários.

“O objetivo deste projeto não é apenas levar o carregamento sem fio ao público na Alemanha. Outros aspectos significativos incluem o desenvolvimento de uma ferramenta que auxiliará os planejadores de transporte público sobre onde instalar uma infraestrutura indutiva para uma cidade inteira ou região específica”, completou Andreas Wendt.

Fonte: Electreon