Empresa russa cria robôs customizáveis para se parecerem com humanos

Por Nathan Vieira | 02 de Outubro de 2019 às 16h22
Promobot

Os robôs estão cada vez mais parecidos com os seres humanos, e a situação se aproxima a passos largos de um Black Mirror da vida real. Nesta quarta (2), a fabricante russa de robôs de serviço autônomos Promobot deu início às vendas da sua mais nova aposta para o mercado: robôs com a aparência humana. O intitulado Android Robo-C pode atuar como um atendente integrável em vários processos de negócios que exigem atendimento das pessoas nos locais físicos.

A tecnologia desenvolvida pela Promobot consegue responder perguntas e copiar expressões faciais humanas: mover seus olhos, sobrancelhas, lábios e outros "músculos", e possui mais de 600 expressões faciais em seu portfólio. A empresa responsável pelo Android Robo-C acredita que um robô como esse "é capaz quebrar barreiras na interação homem-máquina e substituir vários funcionários em locais lotados — correios, bancos e instituições municipais".

Android Robo-C é personalizável. Esse modelo é criado para se parecer com Aleksei Iuzhakov, que trabalha na Promobot (Imagem: Divulgação)

"Estamos abrindo um enorme mercado em serviços, educação e entretenimento. Imagine uma réplica de Michael Jordan vendendo uniformes de basquete ou William Shakespeare lendo seus próprios textos em um museu?", afirma Aleksei Iuzhakov, Presidente do Conselho de Administração da Promobot, que inspirou seu sósia robótico.

"Podemos construir um modelo linguístico baseado nas frases populares de uma pessoa em particular — o robô se comunica e responde a perguntas analisando expressões frequentes do 'original' e usando um certo contexto de conhecimento dessa pessoa", ele ainda aproveita para acrescentar. Veja o vídeo promocional do Android Robo-C, que mostra na prática como funciona essa cópia de expressões faciais:

Essa novidade já está disponível para ser implementada no Brasil através da empresa representante da Promobot por aqui, a Umbô. Quanto à Promobot, foi fundada em 2015 na Rússia e atualmente trabalha em 35 países com administradores, promotores, consultores, guias e concierges. Os robôs Promobot podem ser encontrados no metrô de Moscou, no aeroporto de Baltimore, no Dubai Mall, nas lojas da IKEA e em outros locais movimentados.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.