Do que preciso para acessar o Metaverso?

Do que preciso para acessar o Metaverso?

Por Lu do Magalu | Editado por Bruno Salutes | 02 de Abril de 2022 às 14h00
Unsplash/julien Tromeur

Daqui para frente vai ser cada vez mais comum o conceito do Metaverso em nossas vidas, mas essa "nova realidade" pode ser um pouco confusa e talvez vocês se perguntem: "Do que precisamos para acessar o Metaverso?".

Fazer parte dos novos mundos que essa inovação está trazendo requer algumas coisinhas, uma já faz parte do nosso dia, outras vão se tornar mais acessíveis com o tempo. Dá uma olhadinha abaixo para se preparem para o Metaverso!

Conexão estável com a internet

Como se trata de um mundo virtual, ele precisa "estar" em algum lugar, né? Mesmo que a gente não o veja, ele precisa existir e para chegar lá, é preciso uma conexão estável com a internet, inclusive, o 5G vai ajudar nesse processo!

Com ele as pessoas vão ter uma conexão a internet muito mais rápida, isso significa que a transferência de dados será maior. Então, ela é algo essencial para a conexão com o Metaverso, gente!

Conexão estável a internet é necessária para o Metaverso (Imagem: Envato/twenty20photos)

Mas, essas infraestruturas online vem sendo construídas a um tempinho, sabiam? Jogos como Second Life estão entre os pioneiros e hoje podemos navegar por lojas virtuais, participamos de shows em tempo real e até mesmo fazemos reuniões online. Só que ainda faltam muitas coisas, né? Talvez sejam questões sensoriais... isso nos leva ao próximo ponto.

Óculos de realidade aumentada

Enquanto já conseguimos interagir com outras pessoas usando avatares no Fortnite, da Epic Games, ou Sensorium Galaxy, da Samsung, quando vestimos os óculos de realidade aumentada levamos o assunto a um novo patamar.

Essa tecnologia, muito associada a jogos, vai ser outra necessidade para aproveitarmos muito mais do que o Metaverso pode proporcionar. E com a tendência de cada vez mais empresas migrarem para esse mundo, é bem provável que o acesso a esse acessório seja mais fácil.

Os óculos de realidade aumentada possibilitam uma experiência muito melhor do Metaverso (Imagem: Envato/Rawpixel)

Joysticks

Um complemento aos óculos de realidade aumentada, são os joysticks! Sabe aquele jogo Beat Saber? Então, é através dos joysticks que ele permite que o jogador interaja com os blocos que aparecem na tela! Pelo menos até o momento, essa vai ser outra necessidade para aproveitarmos mais do Metaverso!

Criptomoedas

Outro assunto que é muito comentado atualmente, as criptomoedas, vão ser necessárias para aproveitar o Metaverso. Axie Infinity é um dos maiores exemplos, ao utilizar NFTs para transações financeiras no jogo.

É importante ficar de olho nessa tendência, gente! Hoje em dia, temos várias criptomoedas no mercado, e é provável que nesse novo mundo, ou novos mundos, as moedas virtuais sejam necessidade de quem busque habitar o novo universo!

Criptomoedas podem ser necessárias no Metaverso (Imagem: Reprodução/André François McKenzie/Unsplash)

É bastante coisa né, gente? Mas juntos vamos entendendo mais sobre essa nova realidade! Fiquem tranquilos que em breve volto com mais informações importantes sobre o Metaverso para vocês.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.