Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funciona a Xyloband, a pulseira do Coldplay no Rock in Rio

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Setembro de 2022 às 15h19

Link copiado!

Reprodução/Multishow
Reprodução/Multishow

O Coldplay trouxe uma novidade tecnológica interessante para o Rock In Rio 2022: a pulseira iluminada responsável por um dos momentos mais icônicos da edição. Os acessórios foram distribuídos na entrada do festival e serviram como um complemento para quem curtiu o show da banda britânica.

A pulseira possui 7 luzes de LED e foi feita de plástico sustentável de origem vegetal. Elas são compatíveis apenas com a tecnologia usada durante o show, por isso nem adianta levar para casa — inclusive, a equipe dos músicos pede que seja devolvida ao final da apresentação.

Continua após a publicidade

Mesmo com o aviso escrito em inglês, muita gente acabou levando a pulseirinha para casa — de propósito ou sem querer. Ela não vai ter utilidade nenhuma no dia a dia, mas servirá como recordação para os fãs.

Aliás, essa não foi a primeira vez que o Coldplay faz essa brincadeira com o público. O recurso está presente nas apresentações há quase uma década, desde a turnê Mylo Xyloto. A banda gosta do belíssimo efeito criado pelo mar de gente com as luzes acessas, um interessante completo ao setlist famoso.

Como funciona a pulseira do Coldplay?

Continua após a publicidade

Chamado de Xyloband, o acessório é controlado por infravermelho à distância pela produção da banda. Transmissores à prova d'água foram espalhados na área do Palco Mundo para possibilitar a comunicação com a pulseira.

A tecnologia de comando é praticamente a mesma de um controle de remoto de TV. Durante o show, a produção programa o sinal para acender, piscar e mudar de cor conforme o ritmo da música. Nem é preciso dizer que o público do Rock In Rio ficou encantado com o brinquedinho, né?

A versão usada no Brasil foi inteiramente feita de um material originário da cana-de-açúcar, com ela sendo considerada a primeira pulseira de plástico compostável (ou seja, que se degrada rapidamente no meio ambiente) à base de plantas do mundo. Isso faz com que o material tenha um impacto ambiental, mensurado em pegada de carbono, 400% menor que o plástico PET, usado em garrafas de refrigerante.

Continua após a publicidade

Quem criou a pulseira Xyloband?

Jason Regler é o inventor responsável pela pulseira de LED que roubou a cena no RiR 2022. Segundo o próprio, a música "Fix You", um dos maiores sucesso do Coldplay, foi a inspiração para a criação do acessório. Ele é fã da banda e começou a desenvolver o protótipo em 2005, quando os britânicos participaram do Glastonbury Festival.

Desde então, a inovação já foi usada em shows de outras bandas, principalmente no mundo do K-Pop, eventos esportivos, grandes festivais e festas privadas. Porche, Redbull, Coca-cola, Nike, Vodafone, Heineken e MTV são alguns dos clientes mais famosos que usam o acessório brilhante.

Continua após a publicidade

Na apresentação realizada em 2017, no Alianz Parque Arena, em São Paulo, a banda já havia usado a band iluminada, embora fosse um modelo diferente. Em show realizado no mês passado em Paris, o Coldplay usou o acessório em um estádio lotado em Paris, na França. O resultado é ainda mais bonito que Rock In Rio, porque o público estava menos disperso:

Dá para acender a pulseira do Coldplay depois do show?

Não. até o momento, não se conhece uma maneira de fazer a pulseirinha funcionar no dia a dia, já que ela é controlada apenas por infravermelho. Além disso, o revestimento em plástico precisaria ser rasgado para os testes, o que nenhum fã provavelmente vai querer.

Continua após a publicidade

Os modelos antigos, de shows realizados entre 2015 e 2018, foram abertos por curiosos e algumas pessoas conseguiram um modo de fazê-la acender — embora não fosse possível controlar os LEDs. Resta saber se os brasileiros, os reis da gambiarra, vão conseguir fazer a pulseira do Coldplay funcionar fora do show.