Publicidade

Canon usa restos de toner de impressora para fabricar asfalto sustentável

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Agosto de 2022 às 13h15

Link copiado!

Reprodução/Canon
Reprodução/Canon

Pesquisadores da Canon Virginia Inc. (CVI), nos Estados Unidos, descobriram uma maneira sustentável de reaproveitar os cartuchos de impressoras descartados ao final de sua vida útil. Em vez de reciclar apenas o plástico, eles estão transformando o material em corante de asfalto.

Segundo os cientistas, é possível reutilizar praticamente todos os elementos contidos no toner para dar cor aos grânulos de asfalto ou fabricar agentes aglutinantes, que podem ser usados em misturas mais baratas e ambientalmente mais responsáveis para pavimentar ruas e estradas.

“Nosso processo de reciclagem é totalmente sustentável. Os cartuchos recebidos nas instalações da Canon são inicialmente classificados por tipo de material e, em seguida, desmontados automaticamente em um processo livre de produtos químicos”, explica o vice-presidente da CVI Masato Mori.

Continua após a publicidade

Toner que vira asfalto

Os componentes plásticos sólidos dos cartuchos usados de impressoras são derretidos e convertidos em grânulos, podendo ser aproveitados também na produção de novos toners. Já as peças metálicas são enviadas para parceiros comerciais da Canon para serem reutilizadas na fabricação de outros produtos.

No ano passado, a empresa Basic Construction Company começou a utilizar os grânulos provenientes dos toners — compostos principalmente de plástico moído, pó de carbono e sílica — como corantes e aglutinantes para o asfalto sustentável produzido pela companhia.

Continua após a publicidade

“Depois de desenvolver o processo de reciclagem para a maioria do plástico presente nos cartuchos de toner, nossos engenheiros e técnicos se comprometeram a encontrar uma solução e criar um processo para o material residual que não era aproveitado de forma alguma e acabava sendo descartado”, acrescenta Mori.

Testado e aprovado

Após a realização de vários testes ambientais e de segurança, o asfalto contendo restos de toner começou a ser utilizado pelo Departamento de Transportes da Virgínia para pavimentação de estradas secundárias e rodovias interestaduais que recebem o fluxo de milhares de veículos diariamente.

Continua após a publicidade

Atualmente, 100% da mistura asfáltica produzida pela Basic Construction Company têm como destino empresas parceiras e fabricantes do setor da construção civil. No futuro, a ideia é ampliar reaproveitamento dos cartuchos de impressoras para que o material possa ser usado também em outras áreas.

“Nosso foco é a redução do impacto ambiental, por isso queremos fazer parcerias com outras empresas que compartilhem desse compromisso. O material residual contido nos toners pode ir muito além da fabricação de asfalto e ser usado também na produção sustentável de cimento e concreto”, encerra Masato Mori.