Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil conta com 363 incubadoras e 57 aceleradoras, segundo estudo

Por| 13 de Agosto de 2019 às 07h45

Link copiado!

Débora Brito/Agência Brasil
Débora Brito/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (12), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), apresentou um estudo durante o evento Innovation Summit, com o objetivo de mapear o ecossistema de empreendedorismo inovador do Brasil. O levantamento foi feito através de pesquisas com incubadoras e aceleradoras do país.

Eles concluíram que o Brasil possui 363 incubadoras, que são basicamente instituições responsáveis por ajudar empresas que ofereçam produtos e serviços no mercado com significativo grau de inovação. As incubadoras costumam fornecer o espaço físico ou infraestrutura e suporte adaptados que as empresas não teriam condições de suportar. Segundo o próprio estudo, 61% das incubadoras são mantidas por universidades, e grande parte atua nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Agronegócio e Saúde/Ciências da Vida. Em 2017, as 3.694 empresas incubadas no país geraram 14.457 postos de trabalho e faturaram conjuntamente R$ 551 milhões.

O estudo também concluiu que o país tem 57 aceleradoras, que são bem parecidas com as incubadoras, exceto que o tempo de contribuição com a empresa é pré-determinado e, normalmente, é responsável por investir em startups. Há 45 aceleradoras no Sul e no Sudeste e a maior parte atua no setor de agronegócio, educação, eletroeletrônico, saúde e ciências da vida, financeiro e varejo. O estudo apresentado no Innovation Summit diz que 2.028 startups foram aceleradas no país, e que 4.128 empregos foram gerados nessas startups investidas. Em 2017, o faturamento de todas as startups aceleradas foi estimado em R$ 474 milhões.

Em entrevista à Agência Brasil, o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTIC), Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, declara: “Estamos em um momento de escalabilidade das iniciativas de apoio à inovação. E esse estudo vai ajudar bastante nesse processo de tomada de decisão. E o segundo ponto fundamental é que isso é uma realidade brasileira, já está acontecendo". Paulo ainda completa: "O Brasil está nessa onda. Temos indicadores que demonstram que estamos já com resultados significativos e esse efeito multiplicador precisa acontecer. Essa é uma agenda do bem”.

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasil