Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Barracas infláveis inspiradas em origamis são fáceis de montar e não murcham

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Maio de 2021 às 10h30

Link copiado!

Reprodução/Harvard
Reprodução/Harvard

Imagine uma barraca inflável que você pode levar para o acampamento e que não precisa de uma fonte constante de pressão para se manter cheia e de pé. A solução foi encontrada por pesquisadores da Escola de Ciências Aplicadas de Harvard, nos EUA. Eles criaram estruturas estáveis que não murcham, inspiradas no design milenar dos origamis.

O segredo para manter essas estruturas infladas está na geometria aplicada durante o processo de fabricação do material. Blocos de construção triangulares podem ser dobrados e combinados em configurações variadas para criar ambientes fechados, sem que um compressor precise bombear o ar para dentro dos blocos o tempo todo.

"Esta pesquisa fornece um caminho direto para uma nova geração de sistemas infláveis ​​robustos e de grande escala que travam no lugar após a implantação e não requerem pressão contínua", explica a professora Katia Bertoldi.

Continua após a publicidade

Fora do laboratório

Os pesquisadores testaram os princípios da barraca-origami com a construção de um abrigo inflável de plástico de 2,4 metros de altura por 1,2 metros de comprimento. A estrutura montada na quadra da Universidade possuía uma porta dobrável e precisou de ar apenas durante a sua montagem para permanecer de pé.

Continua após a publicidade

Segundo os pesquisadores, esses abrigos poderiam ser facilmente montados em situações de emergência ou em locais de desastres naturais. "Eles podem ser empilhados em um caminhão e você só precisa de uma fonte de pressão para inflá-los. Depois de inflados, você pode remover a fonte de pressão", afirma o coautor do projeto, David Melancon.

Fácil de montar

Quem já foi acampar sabe o trabalho que dá montar uma barraca confortável e que não saia voando com o primeiro golpe de vento. Além disso, mais do que conhecimento, dificilmente uma pessoa sozinha dá conta do recado. E isso também ocorre com estruturas maiores como tendas militares e hospitais de campanha.

Já os abrigos dobráveis podem ser instalados por uma ou duas pessoas em um tempo muito menor. A combinação dos blocos de construção para formar estruturas de qualquer tamanho torna a montagem muito mais eficiente e intuitiva.

Continua após a publicidade

A ideia é criar ambientes com armações infláveis que possam ser construídas com qualquer tipo de material barato ou reciclável e que não exijam que o usuário tenha diploma de engenharia para montá-las.

"Ao usar a atuação reversível e inflável para obter fechamentos estruturais com paredes duras e flexíveis, teremos aplicações relevantes não apenas aqui na Terra, mas potencialmente como habitats viáveis para a exploração lunar ou até mesmo de Marte", diz o professor Chuck Hoberman.

Fonte: Harvard