Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Balões do Projeto Loon, da Google, fornecerão internet no Quênia

Por| 19 de Julho de 2018 às 12h58

Link copiado!

Google
Google

A Alphabet anunciou nesta quinta-feira (19) que irá implantar o seu sistema de balões de internet para fornecer conexão de alta velocidade à internet no Quênia. O projeto foi possível por meio de um acordo com a operadora local Telkom Kenya, e a ideia é oferecer cobertura de internet em comunidades rurais e suburbanas do país.

Apelidada de Loon, a tecnologia é um projeto que foi desenvolvido originalmente pelo Alphabet’s X, laboratório de inovação da empresa que controla a Google. O projeto dos balões de internet foi implementado experimentalmente por algumas operadoras de telecomunicação americanas com o objetivo de fornecer conectividade a mais de 250 mil pessoas após os desastres causados por um furação em Porto Rico.

Com a chegada da tecnologia no Quênia, o país espera que o Loon possa ampliar o alcance de cobertura de internet para toda a população. A previsão é de que o sistema de distribuição de conexão comece a funcionar a partir de 2019.

"Vamos trabalhar muito duro com a Loon para entregar o primeiro serviço móvel comercial o mais rápido possível, usando a Internet movida a balão da Loon na África", disse Aldo Mareuse, presidente-executivo da Telkom.
Continua após a publicidade

O Projeto Loon utiliza balões tecnológicos que são alimentados por painéis solares integrados; a 18 km de altura, eles distribuem sinal 4G para áreas remotas.

Fonte: VentureBeat