Publicidade

3 tendências de tecnologia para 2019

Por| 10 de Outubro de 2018 às 13h20

Link copiado!

3 tendências de tecnologia para 2019
3 tendências de tecnologia para 2019

Por Rodrigo Werlang

Mais de 30 mil participantes. O tamanho do evento Ignite da Microsoft, que reuniu empresários e profissionais de tecnologia do mundo inteiro nos Estados Unidos, realmente impressionou. Dentre os diversos temas abordados no encontro, muito se falou sobre o futuro das aplicações em nuvem, análise de dados, business intelligence, trabalho em equipe, produtividade, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT). Mas eu gostaria de destacar três grandes assuntos que chamaram mais a atenção.

1. Aplicações em Nuvem

Um grande highlight do evento foi a fortíssima tendência - para não dizer obrigação para empresas que querem transformar a experiência de seus clientes - da migração e uso de aplicações na nuvem. Segundo o Gartner, até 2019, mais de 30% dos investimentos em software pelos 100 maiores fornecedores terá sido migrado para a nuvem. E até 2020, será registrado um valor de aproximadamente 72 bilhões de dólares de consumo por empresas de assinaturas e serviços em nuvem.

Continua após a publicidade

O estudo “Como vamos na América Latina”, realizado pela empresa norte-americana de tecnologia Citrix, mostrou que o Brasil é o país da região pesquisada que mais utiliza plataformas e infraestruturas em nuvem, com 57% de empresas adeptas desta tecnologia. Uma mudança de mindset é necessária para empresários que queiram adotar essa tecnologia. Isso porque, conforme a pesquisa detectou, 73% das empresas entrevistadas manifestam interesse em investir na nuvem, mas 43% alegam que não utilizam o serviço pois não possuem infraestrutura suficiente (38%), não enxergam valor no serviço (19%), têm dúvidas quanto a questões de segurança (14%), não possuem orçamento (14%) e não sabem como fazer a gestão de um serviço na nuvem (12%).

Para ficar claro, tecnologias em nuvem podem ser utilizadas para diversos fins, além da própria operação dos sistemas, como uma melhor segurança e organização de dados com o armazenamento de informações de todo tipo e o aumento da produtividade das equipes por meio da implementação de formas de trabalho flexível, como o home-office.

2. Ferramentas e tecnologias para nuvem

A utilização de infraestrutura interna nas empresas está a caminho de ser extinta, talvez reste somente algo básico mas, nos próximos anos, as empresas terão a maior parte da sua operação rodando na nuvem. É um caminho sem volta, não é mais uma tendência. E isso fica evidente em outro highlight identificado no Ignite 2018: a quantidade de ferramentas e tecnologias que estão em desenvolvimento para habilitar o uso de aplicações em nuvem, principalmente sustentadas por automação.

Continua após a publicidade

Levando em consideração a velocidade de crescimento das inovações de TI no Brasil e no mundo, torna-se praticamente impossível promover um desenvolvimento ou inovação acelerada em uma empresa sem trabalhar com automação de atividades repetitivas, que costumam ser realizadas pelos colaboradores de forma diária. Isso auxilia também na redução das possibilidades de falha humana na operação. Além disso, permite uma aceleração e melhora significativa na prestação de serviços e maior agilidade na gestão e disponibilização de novos ambientes para clientes.

3. Realidade virtual

O terceiro highlght importante de ser comentado é a entrada mais intensa do segmento de realidade virtual - Mixed Reality - no cotidiano de grandes empresas como a Volvo ou a Volkswagen. Por meio desta tecnologia, as empresas conseguem interagir diretamente com o cliente, mesmo que em ambientes diferentes, por meio de óculos de realidade virtual.

No Ignite, alguns engenheiros fizeram uma demonstração do uso da tecnologia em que simularam uma situação de um engenheiro - utilizando os óculos de realidade virtual - tentando resolver um problema elétrico. Em seguida, fizeram uma chamada para um engenheiro sênior, situado em outro ambiente, que conseguia visualizar toda a situação por meio dos óculos e, dessa forma, conseguiu auxiliar o primeiro na resolução do problema.

Continua após a publicidade

Essa simulação é bastante importante para o entendimento de como o uso de realidade virtual pode ser útil no mundo dos negócios. Desde o compartilhamento de documentos, passando pela facilitação no agendamento de reuniões com colegas de outras cidades ou países, até a redução de custos com viagens e a aceleração desse tipo de processo.

De uma forma geral, tudo se conecta e as possibilidades para empresas são inúmeras em frentes de inovação tecnológica. O uso de realidade virtual está atrelado ao uso de soluções em nuvem, e o investimento nessas tecnologias pode ser altamente rentável, dependendo do modelo de negócio de cada empresa. O diferencial delas no mercado ao adotar essas tecnologias passa a ser, então, a expertise de como entregar a solução de negócio.

*Rodrigo Werlang é diretor de tecnologia da Paradigma