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1º trator movido a amônia do mundo é testado nos EUA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Junho de 2022 às 13h00

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Reprodução/Amogy Inc
Reprodução/Amogy Inc

A startup Amogy Inc, apoiada pela Amazon, apresentou o primeiro trator do mundo movido a amônia. O sistema inovador desenvolvido pela empresa converte o produto químico — rico em energia — em hidrogênio, usado para alimentar uma célula de combustível de 100 kW.

Durante a demonstração realizada no Centro de Energia Avançada da Universidade Stony Brook, em Nova York, os desenvolvedores utilizaram um trator John Deere de médio porte, que teve seu motor a diesel convencional substituído pelo dispositivo conversor de amônia.

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“Nosso sistema exclusivo é composto por um tanque de armazenamento de líquido padrão e módulos de craqueamento de amônia altamente eficientes, integrados a um sistema de célula de combustível híbrido, que pode fornecer energia primária consistente por várias horas”, explica o CEO da Amogy Seonghoon Woo.

Amônia líquida

Uma molécula de amônia é composta por um átomo de nitrogênio e três átomos de hidrogênio. Cada uma dessas moléculas possui duas vezes mais energia concentrada quando comparada com uma molécula de hidrogênio sozinha, e até cinco vezes mais do que uma bateria comum.

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Esse produto químico é encontrado normalmente em estado gasoso, mas também pode ser produzido na forma de líquido, fazendo com que os veículos movidos com esse tipo de combustível possam ser reabastecidos de uma maneira muito parecida como ocorre hoje ao encher o tanque com óleo diesel.

“O sistema de Amogy consegue alimentar um trator por várias horas com apenas um tanque de 230 litros de amônia. Para funcionar, a máquina precisa apenas de uma adaptação em seu motor convencional movido a diesel e nada mais. É rápido, seguro e muito menos poluente”, acrescenta Woo.

Bom para o meio ambiente

Ao ser queimada durante o processo de combustão que ocorre dentro do motor, a amônia não libera dióxido de carbono, fator essencial para descarbonizar o setor de maquinários agrícolas e transportes pesados, que hoje são um dos maiores responsáveis pela emissão de gases poluentes do mundo.

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Apesar do protótipo bem sucedido, a empresa diz que ainda levará algum tempo para termos tratores movidos exclusivamente a amônia em fazendas e grandes áreas de plantio. O próximo passo será testar o sistema em caminhões de grande porte e navios cargueiros.

“Nossa ideia é poder substituir motores a diesel poluentes por propulsores energéticos de amônia ao longo do próximo ano. A amônia oferece uma alta densidade de energia e há muitas infraestruturas existentes, como dutos, terminais e métodos de armazenamento, espalhados pelo mundo para apoiar essa transição”, encerra Seonghoon Woo.