Publicidade

1ª turbina eólica reciclável do mundo começa a funcionar na Alemanha

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Agosto de 2022 às 16h00

Link copiado!

Reprodução/Siemens Gamesa
Reprodução/Siemens Gamesa

Engenheiros da empresa Siemens Gamesa, na Dinamarca, desenvolveram uma turbina eólica com pás totalmente recicláveis. O novo sistema de geração de energia é feito com uma resina epóxi que permite que as lâminas gigantescas sejam reaproveitadas após seu período de vida útil.

Segundo os pesquisadores, as pás feitas de fibra de vidro, madeira e resina podem ser dissolvidas em uma solução de ácido suave, servindo como base para a fabricação de novos produtos comercialmente rentáveis, como malas e carcaças para equipamentos eletrônicos.

“Ao contrário dos materiais convencionais, o sistema de resina reciclável permite a reciclagem da lâmina e a recuperação da resina. Além disso, essa resina foi projetada para ter uma reatividade lenta, permitindo uma melhor processabilidade e cura mais rápida do que os materiais tradicionais para reduzir o tempo de fabricação das lâminas”, explica o engenheiro de materiais Harald Stecher.

Continua após a publicidade

Em funcionamento

A primeira turbina do mundo feita com pás recicláveis possui 81 metros de comprimento e está sendo testada no parque eólico de Kaskasi, localizado a 35 km da costa alemã, no Mar do Norte. A instalação conta com 38 turbinas que devem gerar 342 MW de eletricidade renovável até o final de 2022.

Durante o processo de testagem, os engenheiros pretendem avaliar a capacidade de geração de energia das lâminas, além da durabilidade de todo o sistema eólico construído com base nesse novo tipo de resina epóxi que, segundo eles, possui uma pegada de carbono infinitamente menor do que os dispositivos fabricados atualmente.

Continua após a publicidade

“Este novo sistema de produção de pás eólicas marca uma contribuição significativa para a meta da Siemens Gamesa de ter turbinas totalmente recicláveis ​​até 2040. Com essas lâminas reaproveitáveis, podemos criar uma economia circular muito mais eficiente e lucrativa”, acrescenta Stecher.

Pás maiores

Em um futuro próximo, os pesquisadores acreditam que será possível construir pás eólicas maiores, com até 115 metros de comprimento. A ideia é que os novos dispositivos, além de totalmente recicláveis, sejam mais econômicos e produtivos do que os sistemas disponíveis hoje no mercado.

Continua após a publicidade

Com o desenvolvimento dessas resinas sustentáveis, as pás eólicas recicláveis poderão substituir as lâminas convencionais na medida em que elas forem chegando ao fim do seu período de utilização, contribuindo para a criação de uma cadeia produtiva de energia completamente limpa.

“Estamos entusiasmados com esse impacto potencial na indústria eólica e sua contribuição para o desenvolvimento de uma economia circular, capaz de contribuir de maneira sólida no combate às mudanças climáticas que estamos presenciando ao redor do planeta”, encerra Harald Stecher.