Publicidade

TIM lança e-Sim, compatível com iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max

Por| 02 de Setembro de 2019 às 15h38

Link copiado!

TIM lança e-Sim, compatível com iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max
TIM lança e-Sim, compatível com iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max
Tudo sobre TIM

Nesta segunda-feira (2), a TIM lançou a sua mais nova aposta para o mercado de chips: o e-Sim, que é basicamente um chip embutido, acoplado, soldado diretamente na placa-mãe do dispositivo durante a fabricação, e cuja proposta é desempenhar todas as funções do SIM anterior, mas voltado à privacidade e segurança.

Por enquanto, o e-Sim funciona apenas em iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max (e, inclusive, já está até disponível nas lojas físicas da operadora), mas a ideia é que, ainda neste ano, novos dispositivos cheguem ao mercado também compatíveis com a tecnologia em questão.

A nova aposta da TIM funciona da seguinte maneira: substituindo o chip físico pelo digital e permitindo a ativação do plano desejado no smartphone compatível, há um QR code criptografado, que oferece segurança e protege a conta de adulterações e invasão de hackers, além de vir com uma chave que faz a verificação em um servidor toda vez que uma substituição de perfil é solicitada.

Continua após a publicidade

O dispositivo possibilita que o consumidor tenha até duas linhas telefônicas, e também é possível cadastrar mais de um perfil de operadora no eSIM sem a necessidade de trocar de cartão. É possível armazenar até 8 perfis no eSim. Contudo, somente um perfil pode ser usado de cada vez, e também vale lembrar que a nova tecnologia está disponível para qualquer plano TIM. O e-Sim é voltado principalmente para quem costuma viajar muito, uma vez que facilita a contratação de planos e serviços online via QR Code ou via aplicativo das operadoras locais. Ele também não pode ser removido, então em casos de perda ou roubo, o aparelho continua conectado à internet. Isso significa mais facilidade para rastrear o dispositivo e localizar.

Assim que tiver o QR Code, o usuário do e-Sim só precisa fazer o seguinte: acessar os "ajustes", tocar em "Celular" ou "Dados Móveis", em seguida tocar em "Adicionar Plano Celular", certificar-se de que está em uma conexão Wi-Fi ativa, e por fim, escanear o código QR fornecido pela TIM.