Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Serviços da Google caem após redirecionamento de tráfego para Rússia e China

Por| 13 de Novembro de 2018 às 12h58

Link copiado!

Serviços da Google caem após redirecionamento de tráfego para Rússia e China
Serviços da Google caem após redirecionamento de tráfego para Rússia e China
Tudo sobre Google

A maior parte dos serviços da Google sofreram queda por cerca de uma hora nesta segunda-feira (12) devido a um estranho redirecionamento jogar o seu tráfego para longe das rotas normais, fazendo-o passar por países como Nigéria, China e Rússia. Especificamente, alguns dos dados mais sensíveis da empresa, como a sua infraestrutura WAN e sua VPN, foram redirecionados aos países mencionados. Alguns dos serviços afetados incluem o G Suite e o mecanismo de busca.

Segundo a Google, um pequeno erro gerou um efeito de bola de neve: uma provedora de telecom nigeriana declarou erroneamente o seu próprio sistema como a rota de tráfego correta para vários IPs pertencentes à Google. A partir daí, a China Telecom aceitou a configuração, declarando-a global. Logo após isso, provedores da Rússia deram segmento. Não contente, a mesma operadora nigeriana repetiu o erro, afetando, desta vez, os serviços do parceiro da Google, o Cloudflare.

A Google diz que não vê nada malicioso na situação, reduzindo-a a um erro técnico que já foi resolvido. Porém, o timing favorece os mais adeptos a conspirações, haja vista que o governo chinês foi recentemente flagrado redirecionando tráfego originado do Ocidente para as principais cidades do país.

O CEO da Cloudflare, Matthew Prince, chamou tudo de “uma mancada colossal”, reduzindo os ânimos conspiracionistas. “Se algo nefário estivesse em andamento, haveriam formas mais diretas e potencialmente menos detectáveis de redirecionar o tráfego. Durante a implementação de uma nova interconexão, a operadora chinesa com certeza vazou, sem querer, as informações de direcionamento para a China Telecom, que por sua vez as vazaram para o resto do mundo”, explicou.

Continua após a publicidade

A razão pela qual provedores nigerianos possuem informações de tráfego de dados da Google e Cloudflare reside no fato de que ambas as empresas fazem parte da “Nigeria Internet Exchange”, uma estrutura física localizada no país onde diversos provedores e operadoras conseguem direcionar seus dados de tráfego na internet.

Apesar dos pesares, a Google disse que não há com o que se preocupar, uma vez que todos os dados da empresa são criptografados, dificultando a visualização de informações sensíveis.

Fonte: Ars Technica