Publicidade

Inteligência Artificial vai conduzir a próxima grande revolução computacional

Por| 19 de Fevereiro de 2018 às 15h22

Link copiado!

YouTube/GKOM TISG
YouTube/GKOM TISG

Até pouco tempo, os avanços em computação tendiam a se focar apenas em softwares, enquanto que os esforços voltados para o progresso do hardware pareciam estagnados. Desde que 2018 começou, no entanto, o cenário parece ter mudado. A Semiconductor Research Corporation (SRC) – um consórcio de empresas, escolas e agências governamentais que ajudam a configurar o futuro dos semicondutores – anunciou seis novos centros universitários.

Isso ocorreu após a Google anunciar uma expansão na área de pesquisas em hardware para atacar em Inteligência Artificial. Com a novidade, as principais fabricantes de chip iniciaram um movimento para recuperar território. E conforme as empresas seguem por esse caminho, elas iniciam uma significante transformação desde o nascimento da computação.

A arquitetura atual de Von Neumann mantém as unidades de armazenamento de dados dentro dos computadores separadas das unidades de processamento de dados. O deslocamento de informações para a frente e para trás leva tempo e energia e cria um gargalo no desempenho.

Os circuitos integrados atuais contêm transístores tão pequenos que mais de 100 milhões deles caberia na cabeça de um alfinete. No entanto, o design fundamental de memória e processamento separado permanece e isso coloca um limite no que pode ser alcançado.

Continua após a publicidade

Para realmente ganharmos vantagens, engenheiros de hardware estão trabalhando para criar um computador que vá além do design atual de Neumann. E isso seria um baita salto para o futuro. Por décadas, os avanços em computação foram conduzidos para a redução no tamanho dos componentes, guiados pela previsão de Gordon Moore de que o número de transistores em um chip quase dobra a cada dois anos – o que geralmente significava que o poder de processamento fazia o mesmo.

Uma solução poderia ser fundir a memória e as unidades de processamento, mas executar tarefas computacionais dentro de uma unidade de memória é um grande desafio técnico. O AlphaGo, computador da Google que derrotou um campeão mundial no jogo chinês Go, que requer estratégia e intuição humana, mostra um possível caminho a seguir.

Nele, a Google produziu um novo hardware com uma arquitetura que permite que muitas outras operações sejam executadas simultaneamente. Esta abordagem ao processamento paralelo aumenta significativamente a velocidade e a eficiência energética dos cálculos computacionalmente intensivos. Como resultado, o consumo de energia de programas de IA como o AlphaGo melhorou drasticamente. E aumentar a eficiência energética do hardware é essencial para que a IA seja amplamente acessível.

A Google “imitou” os humanos com treinamentos por aprendizagem de máquina, além de redes neurais artificiais. Isso porque o cérebro humano é o processador mais eficiente em termos de energia, por isso é natural para os desenvolvedores de hardware tentar imitá-lo. Uma abordagem chamada computação neuromórfica visa fazer exatamente isso, com tecnologias que procuram simular comunicação e processamento em um sistema nervoso biológico.

Continua após a publicidade

Tudo isso ainda são pequenos passos, mas com a SRC encorajando as pesquisas para avanços de hardware, e gigantes como a Google apostando nesse segmento, será possível vermos uma grande revolução nos próximos anos.

Fonte: Nature