Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Empresas estão perdendo muito dinheiro com “dados escuros”

Por| 27 de Fevereiro de 2020 às 12h44

Link copiado!

Tengrinews
Tengrinews

Uma pesquisa do grupo de segurança Veritas indica que as empresas estão perdendo muito dinheiro com os chamados “dados escuros”, ou seja, informações coletadas e armazenadas em seus parques tecnológicos, cujos conteúdos são ou desconhecidos, ou as empresas em si sequer sabem que existem.

De acordo com o levantamento, quase a metade de todas as informações empresariais constitui “dados escuros” e uma melhor gestão desse tipo de ativo poderia gerar uma nova fonte de renda para as companhias. “Esses dados são armazenados na infraestrutura [da empresa], elas estão pagando para que isso exista em seus backups, mas elas sequer sabem que eles estão lá”, disse Jasmit Sagoo, chefe de tecnologia da Veritas. “Tirando a média, existem cerca de sete cópias de cada documento dentro de uma organização, espalhados por compartilhamento de arquivos, e-mails encaminhados e assim por diante. Em uma única empresa, nós descobrimos que 60% dos dados não haviam sido tocados por ninguém em anos”.

Um “dado escuro” é, resumidamente, uma informação que acabou manipulada em algum momento no passado, mas foi mantido em arquivo digital mesmo depois de passada a sua serventia. Pense assim: cada vez que uma imagem de um site carrega em seu navegador, ele está na verdade fazendo o download dela. Isso gera um arquivo temporário que é salvo em sua máquina para o caso de você precisar acessar novamente a página e ela carregar mais rápido. Esse é um exemplo de arquivo temporário. Agora multiplique isso por muitas e muitas vezes, entre vários servidores de uma empresa, e você tem uma ideia generalista do tamanho do problema.

Continua após a publicidade

Sagoo argumenta que o gerenciamento apropriado desses dados escuros representa “um enorme potencial de crescimento” para empresas. Essas informações, veja você, não são monetizáveis, mas geram custos em armazenamento pelo espaço que ocupam e, no pior caso, uma enorme dor de cabeça quando vazam.

Falando ao TechRadar, Sagoo disse que há formas de cuidar desse tipo de informação, desde eliminando arquivos duplicados até resgatando materiais antigos para serem utilizados como insight de mercado. Vale citar: a Veritas tem uma solução de software que permite às empresas pesquisarem esse tipo de informação por meio de metatags, então o levantamento não vem necessariamente sem uma intenção comercial.

Entretanto, abordar o problema pode significar, pelo menos, uma grande economia para companhias. Em caso de empresas europeias, por exemplo, os dados escuros podem até estar violando a GDPR (a “Lei Geral de Proteção de Dados” de lá), estipulando problemas judiciais por algo que uma corporação sequer se lembrava que existia.

Continua após a publicidade

“Ao criar essa visibilidade [em relação aos dados], as empresas podem economizar muito em multas em potencial por falta de compliance, reduzindo custos ao deletar dados desnecessários e possivelmente até mesmo monetizar informações que eles sequer sabiam existir”, ele diz.

A Veritas não estipulou valores de economia ou potencial de ganhos em receita, argumentando que isso é muito variável, dependendo de fatores como o armazenamento ser feito em nuvem ou on premise (estrutura física interna), mas reforçou a ideia de que a mera visualização de tais arquivos já seria suficiente para impactar positivamente no faturamento de uma companhia.

“Quando você sabe quais dados tem, é possível aplicar as políticas corretas para eles. Senão, a sua organização opera na mais completa escuridão”, ele diz. “As empresas não deveriam gastar recursos todo ano apenas como gerenciamento e manutenção de dados, mas sim em como abordá-los apropriadamente, utilizá-los e conseguir as economias de custo para se inovarem”.

Fonte: TechRadar