Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Começa a ser instalado cabo de fibra ótica que conectará Brasil e Europa

Por| 15 de Dezembro de 2020 às 14h10

Link copiado!

Começa a ser instalado cabo de fibra ótica que conectará Brasil e Europa
Começa a ser instalado cabo de fibra ótica que conectará Brasil e Europa

Na última segunda-feira (14), foi iniciada a instalação do primeiro cabo submarino de fibra ótica conectará o Brasil e a Europa com internet de alta velocidade. Um dos navios do projeto deixou o Porto de Fortaleza, no Ceará, no fim da tarde com destino a Sines, em Portugal. Ao todo, serão 6,2 mil quilômetros de cabo, que farão o tráfego de dados entre as duas regiões do Globo a 72 terabits por segundo (Tbs), em um intervalo de apenas 60 milissegundos.

A expectativa era de que a fibra começasse a ser lançada na parte da manhã de ontem. No entanto, o início da operação foi adiado por algumas horas, devido a condições meteorológicas adversas. A viagem deve durar cerca de três meses e, considerando o período de testes e últimos ajustes, estima-se que em meados de 2021 o serviço já esteja funcionando. A tecnologia do cabo, que permite conexão em altíssimas velocidades é uma das etapas para que o Brasil possa aproveitar melhor sua futura rede 5G, que depende de fibra ótica para funcionar em todo seu potencial.

Continua após a publicidade


O investimento para o projeto gira na casa de R$ 1 bilhão e foi financiado pela EllaLink, empresa proprietária e operadora dos serviços que serão oferecidos pela fibra. Hoje, toda a informação que enviada pelo Brasil para a Europa vai primeiro para os Estados Unidos e, de lá, segue para data centers na Europa. Esse percurso leva o dobro de tempo do que é necessário para fazer a conexão direta entre as duas regiões, gerando um atraso no envio e recebimento de dados para ambos os lados.

A redução da latência ajuda, por exemplo, aplicações de computação em nuvem, internet banking, reprodução de vídeos e jogos eletrônicos. No caso dos games online, por exemplo, a demora no tempo de resposta é um fator determinante para os gamers e pode ser crucial entre vencer ou perder uma partida.

Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, cabo, em alguns lugares, chega a 5 quilômetros de profundidade. "É algo impensável, inimaginável, mas agora nós vamos ter uma conexão direta com a Europa. É uma grande entrega que vai ajudar o nosso país no escoamento de dados", afirmou. Ainda em nota, o Ministério das Comunicações afirma que a nova rota de dados cortará pela metade o tempo necessário para usuários brasileiros acessarem informações em servidores europeus e vice-versa.

Fonte: Ministério das Comunicações