Publicidade

Brasil já soma 4 milhões de domínios ".br" registrados na internet

Por| 01 de Outubro de 2018 às 20h20

Link copiado!

Brasil já soma 4 milhões de domínios ".br" registrados na internet
Brasil já soma 4 milhões de domínios ".br" registrados na internet

A internet já tem 4 milhões de domínios com a terminação “.br”. Isso é o que informa o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade responsável pelo registro de domínios.

Se você nunca se perguntou o que isso quer dizer, vale destacar que cada sigla de um endereço busca já dá uma noção ao usuário sobre o site que está visitando. No caso e um domínio .br, isso significa que a página é registrada no Brasil e provavelmente deve ter conteúdos em português voltados a um público local.  

Segundo o NIC.br, atualmente também existem 120 categorias diferentes em que se pode registrar um domínio. O mais comum é que se tenha um site endereçado por “.com.br”. Tal categoria (chamada de DPN) se é uma sigla para “companhia”. Contudo, existem outras opções como “ong.br”, para organizações não-governamentais; “adv.br” para advogados; “med.br” destinado a médicos, entre outras menos conhecidas.

“Quem registra um domínio .br acarreta benefícios visíveis para todos os usuários de Internet", reforça Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br. De fato, a assinatura de um registro no Brasil garante um retorno financeiro para o Núcleo. Atualmente, quem registra um endereço .br, paga um total de R$ 40 por ano.

Continua após a publicidade

Tal dinheiro é utilizado para mudanças em infraestrutura e conexäo. Por exemplo, o NIC.br trabalha em uma operção de pontos de troca de tráfego, criando novos pontos de interligação de redes. Com isso, há uma diminuição da distância que a informação precisa percorrer nos servidores, diminuindo também o custo do serviço. Outro ponto de investimento de tal montante é para controle de incidentes de segurança e levantamentos estatísticos no Brasil.

O “.br” é utilizado no Brasil desde 1989, inaugurado nas redes acadêmicas da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp). Atualmente, um usuário que registe um domínio possui cópias em servidores também dos Estados Unidos, Europa e Ásia para usuários que estão nestes locais.