Publicidade

Brasil fica em 50º lugar em ranking de internet 4G; Coreia do Sul lidera

Por| 29 de Maio de 2019 às 17h18

Link copiado!

Brasil fica em 50º lugar em ranking de internet 4G; Coreia do Sul lidera
Brasil fica em 50º lugar em ranking de internet 4G; Coreia do Sul lidera

Um levantamento publicado pela consultoria OpenSignal revela um dado alarmante sobre a qualidade da internet 4G no Brasil. O relatório aponta que o país ocupa a 50ª posição no quesito velocidade download com esse tipo de conexão, ficando atrás de nações como Myanmar e Kuwait, com apenas 13 Mbps (megabits por segundo).

A média mundial, considerando a análise em 87 países, foi de 17,6 Mbps, bem abaixo da média da Coreia do Sul, que aparece na primeira posição e é a única acima do patamar dos 50 mbps. O país é pioneiro em oferecer cobertura de conexão 5G, a última geração em internet móvel.

A maioria dos países da América Latina obteve 10 Mbps a 15 Mbps. O México é o país com a melhor velocidade de download com conexão à rede móvel, seguido do Brasil.

Entre os 25 países que oferecem a melhor qualidade de sinal, somente oito não estão na Europa. O Canadá é o único representante das Américas, o Qatar o único do Oriente Médio e os outros seis países estão da Ásia. Os EUA ficam apenas na 30ª posição do ranking. E na lanterna está o Iraque, com 1 Mbps.

Continua após a publicidade

Ainda segundo o levantamento, os usuários brasileiros conseguem conexão à rede de internet 4G em 72% do tempo em que o sinal está disponível. Isso coloca o país na 68ª posição mudial. O Peru (83,3%), o Panamá (81,5%) e o México (79,8%) lideram o ranking sul-americano. Somente 5 países oferecem uma disponibilidade inferior a 60%, são eles: Gana (59,7%), Iraque (57,6%), Nepal (57,6%), Equador (57,1%), Argélia (56,5%) e Uzbequistão (49,9%).

A OpenSignal coletou dados de mais de 43 milhões de celulares com conexão à internet em 87 países de janeiro a março deste ano. Foram avaliados os seguintes quesitos: disponibilidade 4G, experiência de vídeo, velocidade de download e upload e latência.

Fonte: R7