Publicidade

Apagão atinge Portugal e mais países da Europa; ministro considera ciberataque

Por  |  • 

Compartilhe:
Pixabay/sarangib
Pixabay/sarangib

Um apagão interrompeu o fornecimento de energia elétrica na Europa, com impactos em Portugal, Espanha e França na manhã desta segunda-feira (28). Aeroportos, torneios esportivos, serviços de trens e semáforos foram afetados, enquanto a causa oficial do problema ainda não foi revelada.

O ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, comentou à imprensa que a situação “é compatível com ciberataque”, mas não confirmou a informação. Autoridades dos países afetados e da Organização do Tratado do Atlântico Norte investigam o caso, inicialmente tratado como um problema técnico.

O Canaltech traz informações sobre o caso:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • Quais serviços foram afetados?
  • O que pode ter causado o apagão?
  • A energia já foi restabelecida?

Quais serviços foram afetados?

O corte de energia elétrica afetou residências, empresas e serviços emergenciais na Península Ibérica, afetando principalmente Portugal e Espanha, mas alguns relatos também indicam casos do apagão na França.

De acordo com a gestora de energia elétrica de Portugal, Redes Energéticas Nacionais (REN), o impacto atingiu o país às 11h33 no horário local (7h33 no horário de Brasília). 

As cidades portuguesas de Lisboa e Porto precisaram interromper os serviços de trens e metrôs, enquanto autoridades portuguesas confirmaram problemas com semáforos em todo o país, informa a emissora portuguesa RTP. Aeroportos e hospitais também foram afetados e operaram em carga reduzida, priorizando urgências. 

O governo espanhol precisou interromper serviços ferroviários e a agência AFP relatou congestionamentos na capital Madri por conta de falhas no sistema de semáforos. Uma partida do torneio de tênis Madrid Open precisou ser interrompida pelo corte de energia.

A emissora BBC informa que serviços de telefonia móvel estão instáveis na Espanha. 

O que pode ter causado o apagão?

Continua após a publicidade

Autoridades dos países afetados e a OTAN investigam o caso, inicialmente encarado como uma falha técnica. 

Existe a possibilidade de um ciberataque, mas nenhum órgão oficial confirmou a hipótese por enquanto. Em entrevista à emissora portuguesa RTP, o ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, disse que a situação pode ser compatível com um ciberataque “pela grande escala e pela dimensão que tem”, mas reforçou que isso ainda não é oficial.

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) de Portugal confirmou à RTP que não identificou indícios de ciberataque até o momento

O pesquisador da empresa de cibersegurança ESET, Daniel Barbosa, comentou com exclusividade ao Canaltech que ciberataques a redes elétricas são possíveis e perigosos:

Continua após a publicidade
"Os ataques a infraestruturas críticas como energia elétrica, tratamento de água, telecomunicações, entre outras, são considerados um dos mais perigosos pois, além de afetar a parte tecnológica, também tem impacto direto e extremamente significativo na vida das pessoas. Ambientes de infraestrutura crítica são, basicamente, os responsáveis por manter a sociedade como a conhecemos hoje funcionando, por isso ataques a esses ambientes são tão apelativos", explicou.

No entanto, o especialista reforçou que ainda não existem evidências oficiais de um ataque hacker.

A energia já foi restabelecida?

A operadora de energia elétrica da França, RTE, confirmou que o serviço foi restabelecido no país. Já a REE, da Espanha, afirmou que o fornecimento pode levar “de 6 a 10 horas” para voltar ao normal, enquanto autoridades portuguesas ainda não divulgaram uma previsão.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: como bloquear ligações no Android

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*