O que é Token Ring?

Por Redação

Desenvolvida pela IBM em meados dos anos 1980, o Token Ring é um protocolo de redes que utiliza uma topologia lógica de anel e funciona na camada física (ligação de dados) e de enlace do modelo OSI dependendo da sua aplicação. As redes Token Ring são diferentes das redes Ethernet, amplamente utilizadas hoje em dia, visto que a última possui uma topologia lógica de barramento.

O Token Ring utiliza um símbolo formado por uma trama de três bytes (token), que funciona ao circular em uma topologia de anel onde as estações precisam aguardar a sua recepção para poderem transmitir. A partir daí, a transmissão é realizada durante uma pequena janela de tempo e apenas pelas que possuem o token.

A topologia física do Token Ring utiliza um sistema de estrela parecido com o 10BaseT. Ela possui hubs inteligentes para funcionar com 8 portas ligadas entre si. As placas de rede, assim como os hubs e os cabos, precisam ser próprios para as redes Token Ring para que possam funcionar de maneira correta.

Os cabos utilizados nas redes Token Ring são de par trançado com blindagem de 150 ohms. Esse tipo de cabo é denominado pela IBM de tipo 1, atingindo taxas de transferências de até 100 Mbps. O cabo Tipo 1A consegue operar com taxas próximas de 300 Mbps.

Apesar de ainda serem utilizadas hoje, as redes baseadas em Token Ring estão escassas visto que este protocolo apresenta diversas desvantagens em relação às redes Ethernet. O custo para montar uma rede Token Ring é muito mais elevado e sua velocidade de transmissão é limitada a 16 Mbps, enquanto que a Ethernet permite 100 Mbps, ainda que taxas mais altas estejam sendo implementadas graças a novas tecnologias de cabeamento que suportam 100 Mbps e 1 Gbps.

No entanto, apesar de utilizada em redes mais antigas e de médio e grande porte, o Token Ring possui vantagens em relação à Ethernet. A topologia lógica de anel utilizada pelo protocolo é praticamente imune a colisões de pacote. Também, o diagnóstico de problemas e a solução deles é mais simples, visto ser utilizado nessas redes obrigatoriamente hubs inteligentes.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.