Como testar o desempenho da memória RAM do seu computador

Por Dimitri Pereira

Em português, Benchmark significa comparação e é uma das formas mais eficientes de verificar o desempenho de seu computador, principalmente relacionado à memória RAM. O teste avalia a performance do computador e permite verificar os dados e suas capacidades para serem comparados com outros modelos. Existem muitos programas para esse fim, no entanto, um gratuito e muito competente é o AIDA64.

Dentre os vários programas disponíveis de benchmark estão PCMark, 3DMark e BootRacer. Fatores como processador, placa mãe e outros tipos de hardware podem influir no resultado do benchmark.

Se quiser testar a memória RAM de seu PC, siga o passo a passo.

Passo 1. Abra o software AIDA64 e clique em "Comparações". Caso sua versão esteja em inglês, clique em "benchmark".

benchmark

Passo 2. O programa possui muitos tipos de testes relacionados à memória. Escolha um deles. Não se preocupe, os procedimentos subsequentes são iguais em todos eles.

benchmark

Passo 3. Uma lista de resultados referentes a diversas combinações de memória, computadores e placa mãe será exibida. Clique então no botão "Iniciar" no menu superior para descobrir onde o seu sistema se encaixa.

.

benchmark

Passo 4. Uma mensagem informando que o teste está sendo feito será exibida. Depois disso, uma nova entrada será adicionada à lista, com outra cor, que mostrará o resultado encontrado em seu computador e permitirá que você a compare com outras máquinas. Caso esteja usando a versão de testes, não poderá visualizar todos os dados.

benchmark
benchmark

Dessa forma, você pode comparar a performance do seu PC com outros similares e entender se ele está performando bem. Por exemplo, se uma outra máquina com processador mais novo e velocidade maior estiver perto de você, pode significar que o seu PC precisa de uma otimizada. Nesse caso, veja nesse outro artigo se já é hora de trocar a sua máquina por uma mais nova.