Valve pode estar trabalhando em novo Steam Box para ser lançado em breve
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A Valve executou testes em um dispositivo com SteamOS recentemente, chamado apenas de “Fremont”. Muitos acreditam que seja o tão esperado sucessor do Steam Box, mas a companhia ainda não divulgou seus planos oficialmente.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Game Pass: quais as diferenças entre os planos de assinatura?
- 6 recursos úteis para otimizar o Windows 11 para gamers
A teoria é reforçada pelo kernel do Steam Deck atualizado em novembro, com alguns detalhes do Fremont vindo a público. Ele não corresponde a nenhum dos produtos já lançados, mas faz referência ao driver de controle embarcado do ChromeOS (CEC), Google Dexi e AMD Lilac.
Enquanto o Google Dexi é um “dispositivo que habilita o HDMI CEC”, o driver utilizado em conjunto ao CEC é um chip presente nos Chromebooks que ajuda a controlar o consumo do processador, gerenciar a temperatura, sensores e o teclado.
Já o AMD Lilac é incerto, apesar da grande probabilidade de ser o nome de desenvolvimento de uma placa-mãe para CPUs AMD Ryzen mobile. Sua primeira aparição foi em 2022, rodando Ubuntu e com um processador Ryzen V3C48 embarcado (Rembrandt).
As versões mais recentes que foram encontradas em benchmarks contavam com CPUs Ryzen 7 7735HS (Rembrandt-R) e Ryzen 5 8540U (Hawk Point). Porém, o chip usado no “Fremont” da Valve é incerto: o Rembrandt combina as arquiteturas Zen 3+ e RDNA 2, já a linha Hawk Point trabalha com a Zen 4 e RDNA 3.
Lançamento de um Valve Steam Box em 2025
A maior parte dos testes realizados com o AMD Lilac foi de um sistema que tinha a CPU AMD Ryzen 5 8540U e uma GPU Radeon RX 7600M XT - com grande parte do público afirmando que este é o tal Fremont da Valve. No entanto, ainda são especulações e a companhia não confirmou a informação.
No entanto, grande parte desses testes foram realizados entre os meses de junho e outubro de 2024. Se a Valve planeja lançar um novo PC ou console em breve, testá-lo nos meses anteriores seria uma ação básica para fazer os ajustes necessários.
Antes de levantar outras teorias, é importante mencionar que essa configuração de processador e placa gráfica não é vista em qualquer modelo de notebook ou mini-PC atualmente. E pela Radeon RX 7600M XT ter um consumo de 120W, também é improvável que esteja relacionado a um “Steam Deck 2”.
Uma das principais dúvidas é a razão pela qual a Valve utilizaria um CEC geralmente visto em Chromebooks. Especulações apontam que a Google pode estar envolvida no desenvolvimento do Fremont / Steam Box de algum modo. Outros citam que ele poderia rodar até o ChromeOS ao invés do SteamOS - para ter acesso aos apps produzidos para Android.
Leia outras matérias do Canaltech: