Publicidade

Tinha que ser a IA: SanDisk encarece SSDs em 50% em meio à escassez

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Sandisk/Divulgação
Sandisk/Divulgação
Tudo sobre Sandisk

As memórias RAM estão ficando cada vez mais caras, e não existe mais dúvida sobre isso. Porém ela não está sozinha, já que as memórias NAND, usadas em SSDs, também estão encarecendo. Segundo o DigiTimes, a SanDisk, uma das maiores fabricantes desse componente, teria aumentado os preços em nada menos que 50% em novembro, algo que deve impactar o mercado significativamente em pouco tempo.

A culpada? Mais uma vez é a demanda insaciável da indústria de IA. A gigantesca procura por armazenamento em data centers nos EUA e China está drenando os estoques e inflando os preços. O cenário é muito parecido com o que já vimos nas memórias DRAM para servidores (RDIMM DDR5), que sofreram aumentos retroativos de 50% recentemente.

Fabricantes de NAND com grande margem de lucro

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O anúncio da SanDisk já causou um efeito dominó. Fabricantes de módulos como Transcend, Innodisk e Apacer Technology pausaram imediatamente as entregas e o envio de novos orçamentos. Todos estão reavaliando seus custos, e a Transcend já até suspendeu novas cotações, antecipando que o mercado continuará "favorável" para eles, ou seja, com preços mais altos.

E quem vende, está rindo à toa. A Transcend relatou um aumento de 334% no lucro líquido ano a ano. A Innodisk viu seu lucro subir quase 250% e a Apacer registrando aumento de 70% sobre o mesmo período do ano passado.

O problema central é a priorização. As fábricas estão alocando sua capacidade de produção para memórias de alta margem, como HBM e DDR5, para atender os pedidos de GPUs aceleradoras de IA. Com isso, a produção de NAND (e até de memórias DDR4 mais antigas) fica em segundo plano, criando uma escassez estrutural que afeta o resto do mercado.

A previsão não é otimista. O CEO da Phison alertou há um mês que a escassez de NAND Flash pode persistir por até dez anos. Se você estava planejando montar aquele PC gamer competente sem gastar muito ou apenas comprar um SSD novo, talvez seja melhor se apressar antes que seja tarde.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade

Fonte: DigiTimes