Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TeamGroup deve apresentar sistema de circuito fechado para resfriamento de SSDs

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Setembro de 2021 às 10h42

Link copiado!

Divulgação/TeamGroup
Divulgação/TeamGroup

SSDs com refrigeração líquida não são novidade no mercado, já que a TeamGroup introduziu o primeiro componente desse tipo em 2019 com o Cardea Liquid Water-cooling SSD. Porém, a companhia taiwanesa prepara um novo sistema de refrigeração em circuito fechado, que deve ser apresentado em evento no dia 23 de setembro.

Enquanto o Cardea Liquid SSD original tinha conexão M2 e compartimento para o líquido acoplado ao próprio SSD, o novo produto deve trazer um radiador externo de 120 mm, com tubos conectados ao compartimento principal retangular, de acordo com um teaser revelado pela marca. Assim, um maior fluxo de fluido deve oferecer um resfiamento ainda mais eficiente.

Continua após a publicidade

Além disso, de acordo com a imagem divulgada, é bem provável que o compartimento tenha um padrão PCIe — pois é muito grande para uma entrada M2 — e ele também poderá acomodar até mesmo mais de um drive. Especificações completas do sistema ainda não foram divulgadas pela marca, e devem ser mostradas apenas na data oficial do evento.

Benefícios do resfriamento líquido de SSD

O lançamento do padrão PCIe 4.0 aumentou a velocidade dos drives, e consequentemente as temperaturas — ou seja, é certo que com o resfriamento líquido, pelo menos o quesito de confiabilidade dos SSDs pode ser aprimorado, permitindo que entusiastas forcem mais os limites dos componentes. Porém, a dimiuição do tempo de carregamento de jogos e outros programas pesados pode não ser tão evidente, já que depende de vários outros aspectos.

Continua após a publicidade

Outros produtos que devem ser apresentados pela marca incluem o Cardea A440 Pro SSD — uma versão ainda mais rápida de um dos SSDs mais eficientes do mercado — e também o M200 Portable SSD, um drive externo. Além disso, a TeamGroup já disponibilizou teasers da memória RAM Vulcan DDR5 e Delta RGB DDR5, a tecnologia mais moderna de overclock na geração DDR5, segundo a companhia.

Fonte: TechRadar